Uma das perguntas feitas por aqui foi sobre o Port-a-cath(cateter totalmente implantado). Na verdade, a dúvida era sobre o tempo que ele pode permanecer instalado em nosso organismo, mas vamos falar um pouquinho mais sobre ele:
Esse cateter é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos e coleta de sangue. Uma opção segura e eficiente no manuseio de pacientes oncológicos.
Quando seu médico indica a colocação de um Port, ele está visando segurança e qualidade para infusão de medicamentos durante seu tratamento.
As principais indicações do cateter implantado são:
1- Pacientes que precisam ir para casa com a quimioterapia infundindo por alguns dias ou horas.
2- Uso de quimioterápicos que podem levar a irritação da veia ( drogas vesicantes como o Navelbine).
3 – Dificuldade em conseguir veias para o tratamento.
Mas como ele é colocado?
Através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião , é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após.
A permanência do cateter será durante o tratamento. Alguns médicos optam por deixar o cateter por um tempo mais prolongado. Converse com ele a respeito, mas em geral, após 6 meses de término do tratamento, já podemos orientar a retirada do mesmo.
Enquanto seu médico não liberar a retirada do cateter, deve ser realizada manutenção mensal, que é a lavagem do cateter com solução de heparina.
Após liberação do seu médico, você passará por procedimento cirúrgico semelhante ao da implantação.
Muitos pacientes ficam apreensivos quando indico a colocação do cateter, mas além do procedimento de colocação ser simples e rápido, seu manuseio durante a quimioterapia costuma ser prático e indolor, já que usamos uma pomada anestésica antes de ser puncionado.
Gostou? Quer fazer perguntas sobre outros assuntos? Deixe sua dúvida nos comentários, quem sabe, não será o tema do próximo post?