Anastrozol, Letrozol, Examestano terceira parte

Estou feliz! 😊
Tenho recebido muitas mensagens de agradecimento por esses posts semanais.
Falar de forma simples, acolher e desmistificar é uma forma de ajudar a transformar hábitos e aumentar a aderência às medicações.

Lembrando que a ideia é trazer o entendimento sobre o tratamento e seus efeitos colaterais, além de apresentar caminhos para o aperfeiçoamento da qualidade de vida.
Estamos aqui para caminharmos juntos. 💞
Mês passado tivemos uma série inteirinha dedicada ao #tamoxifeno e esse é a terceira publicação sobre essa classe de remédio.

Cada semana teremos um post novo no tema! 👏
Algo me diz que vocês vão gostar! 😉
Vamos lá!

No último post sobre essas medicações (os inibidores da aromatase) falamos das dores articulares e musculares que acometem 3 a cada 10 mulheres em uso delas.
Foi um post que trouxe várias dicas e alertas de como melhorar, não só a dores, mas a qualidade de vida como um todo!

Hoje vamos falar de outra alteração POSSÍVEL (não estamos falando que todos terão, ok?):

🦴 OSTEOPOROSE
🔸A osteoporose acontece em cada 1 de 4 mulheres maiores de 50 anos no Brasil. Isso, independente de câncer de mama ou medicações;

🔸HABITUALMENTE NÃO dá sintomas! O mais comum é ser silenciosa, até quando muito avançada, pode ocasionar fraturas ósseas. É muito confundida pelas pacientes com artrose, artrite e outras doenças que causam dor. São doenças DIFERENTES!

🔸É caracterizada pela perda de massa óssea (o osso fica fino e poroso);

🔸O estrogênio (hormônio feminino) ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e ganho ósseos que acontece ao longo da vida. Por isso, mulheres idosas são mais acometidas (menopausa);

🔸Como prevenir osteoporose? Atividade física, alimentação, sol e reposição de vitamina D (quando necessário);

🔸Detectamos a alteração facilmente pela Densitometria Óssea. Inclusive, sabemos que a osteopenia é um “degrau” antes da osteoporose. Assim, conseguimos prevenir seu desenvolvimento.

Dito isso, vimos que a grande parte da população feminina terá osteoporose!
Podemos agir de forma precoce a fim de não termos complicações.
Ah! E, para variar, exercícios são fundamentais!

Os inibidores da aromatase, por diminuírem o estrogênio, aumentam a velocidade da perda óssea.
É por isso, que pedimos densitometria óssea e de acordo com os resultados, alinhamos nossas condutas.
Tudo isso para dizer que:
🔸 Não precisamos ter medo de usar as medicações, já que estaremos atentos e prontos a resolver questões ósseas antes mesmo delas acontecerem
🔸 Sempre avaliaremos a saúde óssea antes e durante o tratamento. Não iremos prescrever algo que prejudique mais do que ajude
🔸 Caso sintam dores articulares ou ósseas, além de lerem o post anterior sobre esse tema, comuniquem seus médicos ou consultem um ortopedista/reumatologista
🔸 Atividade física SEMPRE!
Semana que vem, teremos mais um post sobre essa classe de medicação por aqui! #DraSabrinaChagas