Repulsa ao Outubro Rosa?

Repulsa ao Outubro Rosa? 🤔

Tenho visto críticas ao OUTUBRO ROSA. Entendo que a aparente banalização do uso do rosa, traz a sensação da perda do foco.
Algumas ponderações:

🗓 A campanha começou em 1990 para compartilhar informações, promover a conscientização, proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Num tempo, onde pouco se falava de hábitos de vida, cuidados paliativos, entre outros. Existem VÁRIAS formas de atuar nesse sentido, POR EXEMPLO:

🔸 Falar do papel da mamografia (a partir dos 40 anos). Quanto antes o diagnóstico, maior a chance de cura e menor a necessidade de tratamentos agressivos.

🔸 Enfatizar que o Auto-Exame é necessário. TODOS devemos conhecer bem o próprio corpo. Nosso país tem índices altos de tumores grandes(!). Muitas pacientes não fazem mamografia por dificuldade de acesso e poderiam ter diagnóstico mais cedo se palpassem suas mamas(!).
(a mamografia é o MELHOR exame para diagnóstico precoce!)

🔸 Desmistificar- “Fake News” correm à solta. Mulheres se culpam por inúmeros motivos que não tem relação NENHUMA com as causas possíveis. ALIÁS, a campanha também é para ACOLHER! A palavra “CULPA” deve ser eliminada. Tiremos mais esse peso da caminhada!

🔸 Focar em hábitos de vida saudáveis. Eles PREVINEM 20-30%dos casos (algumas pesquisas falam até em 90%!), diminuem a recidiva e melhoram a qualidade de vida.

Vivemos num país com um percentual ENORME de sedentários. Não se muda hábitos de alguém de um dia para o outro e para que isso aconteça, temos que insistir nesse tema SEMPRE!

🔸 Falar de autoestima, sexualidade, saúde mental e autocuidado em QUALQUER estágio da doença. Eles interferem DIRETAMENTE na qualidade de vida e aderência ao tratamento. O paciente bem informado tem mais forças para buscar ajuda.

🔸 Falar de Cuidados Paliativos. Sempre e muito! Para que os pacientes tenham acesso e melhor qualidade de vida!

🔸 Falar para TODOS! Independente do sexo, raça, idade e condição social.

Sabemos que a participação de negras em pesquisas é pequena, que pouco se fala da doença na população LGBTQIA+ e que a incidência da doença já é grande em menores de 50 anos‼️.
Se conseguirmos tocar mais pessoas, se cada um receber um pouco dessas informações, se o rosa ajudar a aumentar o número de mamografias feitas no mês (sabemos que que aumenta!), já está valendo. 🙏

Dificilmente num post, aula ou Live, TODOS esses temas serão contemplados. Lindo mobilizar alguém em prol da saúde!
Outubro Rosa é isso! 😍

Então, quando virem um monumento iluminado de rosa, antes de criticarem a simplicidade do gesto, lembrem dos seus exames, da atividade física e de mandar uma mensagem carinhosa para alguém que teve ou está com a doença. ☺️
Assim, também salvamos vidas! 💪
Sigamos com amor e doçura! É sempre o melhor caminho.

⚠️ “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.” Barack Obama
Vi essa frase maravilhosa ontem no perfil da querida Nay Landim
O Outubro Rosa também é sobre isso!

E independente do que fizermos, que consigamos lembrar que esse Rosa todo que vemos por aí, deve durar o ano todo!
Antes de mais nada, estamos falando de amor! Por nós mesmos e pelo próximo! 💞