Afinal de contas: O que é câncer?
Câncer é um conjunto de mais de 200 doenças (e não uma doença única como muitos pensam ) que consiste na multiplicação descontrolada das células de um determinado tecido no nosso organismo.
A grosso modo, é uma doença que se caracteriza pela perda da capacidade da célula de entender que não deve se multiplicar e passa a fazê-lo sem nenhum controle, o que culmina com a formação dos tumores, invasão de órgãos e tecidos e comprometimento das funções dos mesmos.
Isso ocorre graças a alterações genéticas que acontecem no DNA das células e que chamamos de mutações.
Essas mutações levam a mudanças nas características e funcionamento das células e são influenciadas por diversos fatores hereditários e ambientais. Ou seja, sabemos que o histórico familiar é um fator importante para entendermos o porquê de um paciente ter desenvolvido câncer.
Além disso, fatores ambientais e comportamentais podem potencializar essas mutações e consequentemente levar ao desenvolvimento de tumores. São fatores como sedentarismo, fumo, ingestão de álcool, contato com algumas substâncias e alimentos, de exposição solar e a algumas substâncias químicas.
É possível buscar a prevenção ou pelo menos minimizar as chances de desenvolvermos a doença. Para isso é necessário que busquemos melhores hábitos de vida e sempre orientação médica!