Divas na Folia: O que pacientes com câncer fazem no carnaval?

O carnaval começou mais cedo para seis mulheres que estão na luta contra o câncer. Tudo aconteceu no jardim do Hotel Solar do Império, no centro de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A idéia surgiu a partir de uma conversa que tive com a blogueira Day Sant’Anna, do  Blog Viver Eu Quero. E em quatro dias, conseguimos realizar o projeto.

Sabemos que o Carnaval é uma época, em que a maioria das pessoas estão animadas procurando suas fantasias e se programando para os bailes e blocos de rua. Porém, a maioria das pacientes oncológicas que estão em tratamento, vivem um momento delicado nesses períodos, já que não se sentem bonitas e nem dispostas para participar dos festejos.

Assim surgiu o “Divas na Folia”. Na vontade que tivemos de fazer com que pessoas em quimioterapia ou que tivessem passado por ela, voltassem a se sentir lindas. Aumentar a sua auto-estima para que acreditassem, que é  possível sim, ser feliz e aproveitar o Carnaval.

Com o apoio da maquiadora Rebeca Simas e a produção da Figurino Carioca, essas divas foram fotografadas pelas lentes do fotógrafo Wagner Assis. O ensaio começou meio tímido e quando as maquiagens foram ficando prontas, a alegria começou a tomar conta! No final, todas estavam emocionadas e até sambaram em ritmo de folia.

Conseguimos juntar um grupo incrível para proporcionar esse momento. Foi uma manhã leve e divertida. A felicidade tomou conta. Normalmente só o lado mais dolorido e devastador do câncer é mostrado. E conseguimos mostrar que todos podem se sentir fortes, bonitos e animados!

De paciente a defensora da da luta contra o câncer, a blogueira Day Sant’Anna aposta nessas iniciativas para melhorar a vida de outras pessoas.

– Foi um dia para gravar na memória e na alma. Hoje de manhã encontramos 6 pacientes contidas e terminamos com com 6 divas animadíssimas. Seis não. Sete! Eu me incluo. A alegria delas transformou meu dia. Soa clichê, mas fazer isso por elas realmente faz um bem maior para mim. Sentimento de gratidão – afirma, Day Sant’Anna, autora do Blog Viver Eu Quero, onde conta toda sua trajetória na luta contra o câncer.

A cozinheira Vanda Pereira da Silva, de 55 anos, descobriu a doença através da mamografia em 2015. Segundo ela o evento representou um viva pra felicidade, apenas por viver! Quebrar um padrão e falar da alegria através da fotografia! Já Ana Paula Azevedo, o ensaio foi a  comemoração da vida de uma forma muito intensa : ” Tenho certeza que transmitimos alegria e esperança para todas que estão enfrentando essa fase.”

Vanda Pereira

Rosana Rocha, 45 anos, descobriu o câncer de mama em um exame de rotina, separada, com uma filha de 14 anos. A mãe teve câncer de mama há 8 anos, com 61 anos de idade. Hoje está em remissão, mas investiga um nódulo no pulmão. Relata que teve um apoio incrível, especialmente das psicólogas do centro de terapia oncológica e ao seu referir a mãe diz “minha mãe é meu anjo”. Conta que depois de um processo de incertezas seus médicos devolveram a esperança aos seus olhos.

Marta Cunha, 52 anos, realizou quimioterapia e radioterapia para um câncer de pulmão. Recebeu alta médica há pouco tempo. O ensaio, de certa forma, foi a comemoração desse momento tão especial.

 

Marta Cunha

Agradeço a todas vocês, a disponibilidade de participar do Divas na Folia. Que vocês sirvam de estímulo para levar alegria e força a todos que passam por uma fase delicada como essa! Parabéns!

Day Sant’Anna e a Dra Sabrina Chagas.

Gostou? Deixe seu comentário aqui.

2 comentários sobre “Divas na Folia: O que pacientes com câncer fazem no carnaval?

  1. È muito bom bom para nós vermos os comentarios e o sorriso de cada vencedora.
    Parabéns a toda equipe.

Os comentários estão fechados.