Aproveitando que vocês tem gostado do conteúdo de dúvidas que compartilho por aqui, preparei um que representa um tema muito questionado pelas minhas pacientes!
Como sempre falo aqui, o câncer de mama não é UMA doença, e sim, um leque de VÁRIAS doenças com tratamentos diferentes. A identidade de um câncer é bem mais complexa do que imaginamos. Através de vários exames feitos a partir da biópsia da mama conseguimos descobrir qual o subtipo do tumor, entre várias opções. Um deles é o TRIPLO NEGATIVO.
A cada 10 mulheres com câncer de mama, 2 serão triplo negativas. Mas qual a diferença dos outros?
✔ A principal diferença é que a origem dele é diferente do que a maioria dos outros tumores. Não houve a “ajuda ” dos hormônios femininos♀(estrogênio e progesterona) para o seu crescimento. Por causa disso, não usamos as medicações que bloqueiam hormônios(como o tamoxifeno, etc) em seu tratamento.
✔Nele, além dos receptores de estrogênio e progesterona negativos, o Her-2 também é negativo(por isso triplo negativo). Já falei sobre o Her-2 previamente.
✔Mas ele é mais agressivo? Realmente, há uma tendência a ter um crescimento mais acelerado. E também, não podemos usar as terapias acima descritas e nem drogas como o herceptin(já que é Her-2 negativo), etc. Isso realmente nos incomoda bastante.
⚠Lembrem-se: Não é “só” isso que determina se um tumor terá um desfecho pior do que outro. Várias questões entram nessa balança, como: a idade, o tamanho do tumor, a avaliação da axila, etc.
Então, NUNCA, se coloque como um PERCENTUAL, uma estatística.
CADA CASO É UM CASO.
Sempre tire as dúvidas sobre o seu caso, com o seu médico. Esse é o caminho!
📌Ah! Muitos estudos estão em curso para descobrir novos tratamentos para esse subtipo de câncer. Estamos na torcida, para que seja breve. Dúvidas? Deixe aqui!