Dia 04 de fevereiro, no dia Mundial do Câncer, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), lançou a Estimativa de Câncer para o triênio 2020-2022.
Já sabíamos, devido aos dados que já temos em mãos e pelo envelhecimento da população(o câncer AINDA é mais frequente entre os idosos, apesar de estar aumentando a incidência em jovens), que a previsão era de um aumento na sua incidência.
Brasil poderá ter 625 mil novos casos de câncer em 2020. Entre eles, 50,3% deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres. Esses números são produzidos pelo Inca com base em registros populacionais do país e de hospitais de câncer.
De acordo com a instituição, a melhor forma de evitar os casos é a PREVENÇÃO. O Inca cita como exemplo os casos de câncer de pulmão, que tiveram redução com as políticas de incentivo contra o fumo. A entidade afirmou, também, que outras indústrias precisam entrar nos esforços de prevenção, como a indústria de alimentos.
De acordo com a publicação, os tipos mais incidentes no País serão os de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.
Entre as mulheres, o maior número de casos de câncer de mama e se concentra na região Sudeste, com 81,06 a cada 100 mil habitantes.
O Nordeste concentra maior incidência de câncer de próstata, segundo as estimativas do Inca. A taxa é de 72,3 a cada 100 mil habitantes.
7,6 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por causa do câncer a cada ano. Mais da metade delas, 4 milhões, têm entre 30 e 69 anos. A previsão, segundo o Inca, é que 6 milhões de pessoas morram prematuramente por ano até 2025, caso não sejam adotadas medidas de prevenção.
Um a cada três casos de câncer poderiam, segundo o Inca, ser evitados pela redução ou eliminação de fatores de risco, como, por exemplo, tabagismo e obesidade. Atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar o câncer.
Estamos juntos e atentos para diminuir esses números.
Você já faz sua parte?