Alimentação nos pacientes oncológicos

COMIDA, DIVERSÃO E ARTE! 

E assim somos!
Um todo! Nossa felicidade e saúde não deve ser integralmente depositada em um alimento ou em algo que fazemos (ou deixamos de fazer).

Somos equilíbrio e o bem-estar envolve muita coisa.

Aquela tarde de risada com uma amiga, um sono restaurador, a respiração profunda que acalma nosso coração, a música que nos arrepia, ou o filme que nos faz rir.  Somos o exercício físico que as vezes é chaaaaaaato (tem gente que adora! )🤸‍♀️ , mas que nos enche de orgulho quando terminamos. Mais que isso, somos o quentinho do sol na nossa pele, a dança, a dieta (sim!) e também o bolinho quente ao final de um dia cansativo. 🍰

Somos tantas coisas. Que saibamos equilibrar tantos pratos de forma saudável e de feliz. Sem carregar culpas e distribuindo AMOR. 💞

Afinal, somos só amor! 😍

E como essa semana já fiz Live com ela…nada mais justo do que aproveitarmos sua presença e novamente abordar rapidamente alguns alimentos que sempre aparecem nas nossas consultas.

Será que ajudam? Atrapalham?

Ela, nossa musa maravilhosa, nutrilinda Paula Pratti que sempre está presente no #nossopaporosa vai responder.

📌Açúcar:
Até o momento, não existe nenhuma comprovação científica de que consumir açúcar possa causar câncer, ou aumentar seu risco.
O que se sabe, é que o consumo EXCESSIVO de açúcares e alimentos ultraprocessados 🌭 (ricos em carboidratos e gorduras) promovem ganho de peso com aumento de massa gorda e é o excesso de peso ou OBESIDADE, a longo prazo, que aumentam o risco de câncer e sua recidiva. Principalmente, o câncer de mama.

📌 Carne Vermelha:
Comer carne vermelha em EXCESSO aumenta o risco de desenvolver o câncer de mama. 🥩 Segundo o Instituto Americano de Pesquisa em Câncer o ideal é consumir no máximo 300-500g de carne numa frequência de 2 a 3x na semana.

📌 Toranja, Chá verde, Chá de folha de amora, Nony e Chá de folha de graviola:
Cuidado com eles! Possuem interação com vários medicamentos usados pelo paciente oncológico, podendo aumentar ou diminuir sua ação. 🌿

📌 Cúrcuma:
Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, destoxificantes e antimicrobiana. No Instagram da Paula Pratti tem várias dicas de como usar!

📌 Camarão:
Não existe nenhuma referência científica que comprove que alimentos “remosos” atrapalhem a quimioterapia, como ouvimos muito por aí. 🍤
O camarão assim como o salmão, possui substâncias antioxidantes, da família da vitamina A, que trazem benefícios à saúde do paciente.

Estudos comprovam que o consumo regular de substâncias oxidantes, como as que estão presentes no camarão, ajuda a diminuir os efeitos colaterais, potencializa o efeito positivo do tratamento, além de proteger as células sadias do efeito da droga, assim, melhorando a qualidade de vida durante o tratamento. Vale lembrar, que a forma de preparo dos alimentos é sempre uma questão importante. Saber a procedência e prepará-los em casa é um excelente caminho.

📌Embutidos:
O INCA e a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendam NÃO ingerir carnes processadas em NENHUMA quantidade, pois aumenta o risco de desenvolver câncer e estão classificadas no GRUPO 1, mesmo grupo de risco do tabaco, amianto e fumaça de óleo diesel.

Ao contrário do que se pensa, consumir embutidos, tem o mesmo risco de comer bacon ou salsicha. O problema está nos aditivos que são colocados nessas carnes durante a fabricação a fim de se aumentar o prazo de validade.

O QUE NÓS ACREDITAMOS: 🤔

No equilíbrio!

Vemos muitas pacientes cortando um alimento específico de sua rotina, sob o discurso de prevenir o câncer, mas seguindo uma vida sedentária, sem lazer, dormindo mal, etc

A nossa saúde é integral, é a alimentação TAMBÉM!

É entender que dormir bem, se alimentar com consciência, estar em movimento, saúde mental, família, espiritualidade (não necessariamente religião), SÃO REMÉDIOS como todos os outros prescritos no tratamento.

Estamos aqui para ser felizes. 😁 E comer algo que gostamos fora da dieta é possível, desde que não seja uma rotina.

Gostaram? Então não esqueça de compartilhar e marcar aquela amiga que pode se interessar pelo tema! 😉