Vejo muitos pacientes esperando a data de nossas consultas, com dores que poderiam ser resolvidas rapidamente.
DOR é um sintoma que traz MUITA ansiedade e medo. E como já conversamos aqui, esses sintomas muitas vezes seguem de mãos dadas com nossas pacientes.
Então…precisamos FALAR SOBRE ISSO!

Se essas dores já são comuns ANTES (por DIVERSOS motivos) do câncer, imaginem depois! Sua incidência após o tratamento é MUITO alta, por causas variadas e que se somam: sequela da cirurgia, radioterapia, uso de próteses e expansores, variação hormonal, etc. Tenho posts no Insta onde mergulho nessa questão. Mas quero tranquilizar vocês: a dor na mama após o câncer é comum, mas é claro que devemos estar alertas caso haja alguma mudança em seu padrão. Acontecendo, procure seu Mastologista.

Essa frase merece uma reflexão: onde é realmente a sua dor? Autoconhecimento é NECESSÁRIO. Seguem opções:


E entendam…na maioria das vezes o tratamento inclui não só medicações, como também fisioterapia, até perda de peso e exercícios. Ah! E muita paciência!


Afinal…quem nunca? E sim…é normal o medo nos visitar. Acionar o oncologista é importante, provavelmente ele vai fazer algumas perguntas e dar orientações (assim como tudo que falei até aqui). Mas se o contato com ele for difícil, vale observar seu sono, ansiedade, hidratação e outros sintomas associados ou procurar outro atendimento médico. Aliás, checar a pressão é sempre válido! Doenças cardiovasculares são as mais comuns em nossa população!





A incidência das metástases em câncer de mama varia de pessoa a pessoa, depende do seu subtipo e o estágio em que foi descoberto. Vale esclarecer esses dados com o seu oncologista. O medo, volta e meia, visita a nossa paz.
Não deixem de procurar outros especialistas, caso não consigam contactar seus médicos ou a consulta seja distante. Outros diagnósticos podem surgir e condutas adotadas.
Além disso, no caso da recidiva da doença, outros médicos, a partir de exames de imagem ou laboratoriais, podem auxiliar nesse diagnóstico também. Somos um time!
Não esperem, se cuidem. Sempre.
Lembrou de alguém?
Compartilhe esse post. E salva…afinal, dor é um sintoma MUITO COMUM!