Açúcar causa câncer? O açúcar “alimenta” o câncer?

Açúcar causa câncer? O açúcar “alimenta” o câncer?
Muitas informações equivocadas aparecem nas mídias e trazem preocupações para os pacientes e suas famílias.
O açúcar é a principal fonte de energia do nosso corpo, ou seja, todas as células necessitam de glicose, do mesmo modo que todo ser vivo precisa de oxigênio.
Por definição, açúcar é um termo genérico para os carboidratos de sabor doce.
Os açúcares (carboidratos) estão presentes, por exemplo, nos alimentos de origem vegetal, tais como frutas (frutose), legumes, cereais, também no leite (lactose) e, ainda, proveniente da cana-de-açúcar, que é o açúcar branco ou mascavo (sacarose).
Podem ser classificados em simples ou complexos, conforme a quantidade de glicose, fibras e nutrientes presentes na sua estrutura.
Os açúcares complexos possuem baixo índice de glicose e são ricos em nutrientes e fibras, tornando mais lenta a digestão.
O açúcar complexo mais conhecido na alimentação é o amido, presente, por exemplo, nos cereais (arroz, milho e trigo), nas raízes (batata-doce, batata baroa e aipim), nos tubérculos (batata inglesa e inhame).
A frutose (açúcar da fruta e do mel) e a sacarose (usado para adoçar bebidas e fazer sobremesas) são consideradas “açúcar simples” e devem ter o seu consumo limitado na alimentação.
De modo geral, o açúcar simples está associado a alterações metabólicas e ao excesso de peso. Por isso, recomenda-se evitar o consumo regular e indiscriminado em sobremesas e bebidas adocicadas.
Não precisamos de açúcar simples na nossa alimentação, já que outros alimentos fornecem toda a energia de que precisamos.
De qualquer forma, a Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão de, no máximo, 25 gramas de açúcar simples por dia (uma lata de refrigerante chega a 35 gramas!).
Conforme as recomendações internacionais, os açúcares devem compor pelo menos 5% das calorias totais da alimentação para um indivíduo comum, em especial o açúcar complexo (amido). As variações dessa quantidade dependem do estado de saúde e do quanto se gasta de energia em atividades físicas.
Apesar de não ser recomendado, o consumo do açúcar simples não é proibido, nem causa câncer.
Assim como nossas células, as células tumorais também podem usar o açúcar como fonte de energia.
Mas isso me obriga a parar de comer açúcar?
Não, você pode comer um doce (uma fatia de bolo de chocolate, quem resiste?), desde que tenha uma dieta equilibrada (com auxílio de um nutricionista, é melhor ainda!) e pratique atividades físicas regulares.
Alimentos não são “só” comida.
Comidas são também afetivas, trazem aconchego, socialização e conforto.
Equilíbrio é o segredo, sempre!
Abusar do açúcar leva ao sobrepeso/obesidade e esses, sim, aumentam o risco de câncer e do retorno da doença para quem já a teve (recidiva).