A terapia hormonal para o câncer de mama: vamos nos aprofundar?

Nunca vai ser demais!

Hornonioterapia é um tema muito solicitado.

TODOS os dias recebo muitas dúvidas sobre essas medicações.

São vários mitos: há quem ache que tamoxifeno é quimioterapia (Não é!), há quem não busque melhorar os sintomas que ele traz (temos muito a fazer!), da mesma forma muitos atribuem absolutamente tudo que acontece em sua saúde à ele, porque os sintomas começaram após seu início (e acabam não buscando ajuda).

Como esse é um canal para acolher e ajudar a desmistificar, nas próximas semanas teremos posts no assunto.

Algo me diz que vocês vão adorar!❤️ #drasabrinachagas

O tamoxifeno e os inibidores de aromatase são os medicamentos mais prescritos para o câncer de mama e os que são usados por um período mais longo! Por isso, é importante conhecer bem a sua importância e também os efeitos colaterais, bem como a melhor forma de tratá-los

📌 Mas o que é a terapia hormonal?
É uma forma de terapia sistêmica, o que significa que atinge todas as células do câncer de mama em qualquer parte do corpo e não apenas na mama. A principal função desse tratamento, é impedir que essas células percebam os hormônios femininos, bloqueando seu crescimento e causando a sua morte. Dentre os bloqueadores hormonais existentes com essa função , sem dúvida o tamoxifeno é o mais conhecido e o mais usado.

-A hormonioterapia também pode ser usada para tratar a recidiva da doença ou o câncer de mama avançado.

-Cerca de 67% dos cânceres de mama são receptores hormonais positivos. Suas células têm receptores que se ligam aos hormônios estrogênio (RE+) e/ou progesterona (RP+). Essa avaliação é feita a partir da biópsia realizada, através do exame imunohistoquímico. Para esses cânceres, altos níveis de estrogênio ajudam o câncer a crescer e se disseminar.

-A terapia hormonal é frequentemente utilizada após a cirurgia (e depois da quimioterapia, quando prescrita), para ajudar a reduzir o risco da recidiva da doença. Às vezes, ela também pode ser iniciada antes da cirurgia, como terapia neoadjuvante. Geralmente é administrada por 5 a 10 anos.

Ainda tem dúvida? Deixe nos comentários! 😉