Anastrozol, Letrozol, Examestano Osteoporose Terceira Parte

Osteoporose

• A osteoporose acontece em cada 1 de 4 mulheres maiores de 50 anos no Brasil – isso independentemente de câncer de mama ou meditações;
  • Habitualmente não dá sintoma! O mais comum é ser silenciosa. Quando avançada pode ocasionar fraturas ósseas. É muito confundida pelas pacientes com artrose, artrite e outras doenças que causam dor. São doenças diferentes!
  • É caracterizada pela perda de massa óssea (o osso fica fino e poroso);

O estrogênio (hormônio feminino) ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e ganho ósseos que acontece ao longo da vida. Por isso, mulheres idosas são mais acometidas (menopausa);

Como prevenir osteoporose?

Atividade física, alimentação, sol e reposição de vitamina D (quando necessário);

Detectamos a alteração facilmente pela densitometria óssea.

Inclusive, sabemos que a osteopenia é um degrau antes da osteoporose. Assim, conseguimos prevenir seu desenvolvimento.

Dito isso, vimos que a grande parte da população feminina terá osteoporose!

Podemos agir de forma precoce a fim de não termos complicações.

Ah! E para variar, exercícios são fundamentais!

Os inibidores de aromastase, por diminuírem o estrogênio, aumentam a velocidade da perda óssea. É por isso que pedimos densitometria óssea e, de acordo com os resultados, alinhamos nossas condutas.

Tudo isso para dizer que:

• Não precisamos ter medo de usar as medicações, já que estaremos atentos e prontos a resolver questões ósseas antes mesmo delas acontecerem.
  • Sempre avaliaremos a saúde óssea antes e durante o tratamento. Não iremos prescrever algo que prejudique mais do que ajude.
  • Caso sintam dores articulares ou ósseas, além de lerem o post anterior sobre esse tema, comuniquem seus médicos ou consultem um ortopedista / reumatologista.

Atividade física SEMPRE!

Semana que vem teremos mais um post sobre essa classe de medicação por aqui!