CA 15-3 (e outros marcadores tumorais)

Já vi paciente ficar sem dormir por causa dele! 😟
Não que o marcador tumoral não tenha importância. Tem sim!
Mas sempre será interpretado em conjunto à outros exames e sintomas. Da mesma forma, que sua solicitação deve ser feita com indicações precisas.
Um dia de cada vez e sempre com muita calma. 😊
Hoje é dia de falarmos sobre CA 15-3 e outros marcadores tumorais
Eles que são motivo de muita ansiedade, medo e dúvidas.
Muitas vezes são pedidos sem indicação e mais…eventualmente as/os próprias/os pacientes pedem pra fazer o exame, sem entender exatamente o porquê.
Afinal, vocês sabem para que esses exames são feitos?🤔
Os marcadores são moléculas produzidas pelo metabolismo humano, que podem ser produzidas tanto durante o desenvolvimento do feto, como em doenças infecciosas, doenças benignas, doenças malignas e em situações fisiológicas normais. 🧬
Alguns marcadores tumorais sanguíneos são usados em pacientes com diagnóstico de câncer.
Nenhum marcador, no entanto, com exceção do PSA, mostrou grande beneficio em ajudar a diagnosticar precocemente o câncer.
Importante lembrar, que nem todos os pacientes vão apresentar aumento destes marcadores, por exemplo, o CEA pode estar aumentado em apenas 65% dos pacientes com câncer de intestino. Na população geral um marcador elevado isolado, tem muita chance de estar aumentado por situações fisiológicas ou doenças benignas e não devido ao câncer.
Por isso não recomendamos o seu uso para diagnosticar doenças malignas, como exame de rotina.
Mas afinal, para que servem?
Os marcadores têm sua importância em pacientes que já possuem diagnóstico de câncer e os apresentam elevados. O uso dos marcadores sanguíneos junto aos exames de imagens podem ajudar a avaliar resposta e evolução da doença nestes casos.
Outra informação importante: mesmo valores elevados (acima do valor normal, escrito no laudo do exame) em pacientes com diagnóstico de câncer, devem ser interpretados com muita cautela, porque – como dito acima – vários fatores interferem no resultado! 📝
Então, tenham muita calma ao se depararem com um marcador tumoral e mais importante, sempre sempre sempre, tirem todas as suas dúvidas com o seu médico! 😉
Gostou do conteúdo? Então marque aquela pessoa que pode se interessa e compartilhe o post!!