Câncer de cabeça e pescoço

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. Assim, a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil realiza a campanha nacional de conscientização para prevenção sobre os tumores de cabeça e pescoço, que atingem boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Campanhas como essa conseguem chamar a atenção de toda a população para a importância sobre a prevenção e a urgência de implementação de políticas públicas por parte das autoridades de saúde. O #JulhoVerde divulga informações sobre esses tipos de cânceres, que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV. São cerca de 10 mil mortes por ano no país, só para os cânceres de laringe e cavidade oral.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os números correspondem a 4% de todos os tipos da doença.

 

Esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no início. O diagnóstico inicial é fundamental para garantir índices de cura próximos aos 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir. Além das terapias tradicionais, algumas drogas promissoras têm conseguido melhorar o prognóstico dos pacientes, com uma ação mais eficiente e menos agressiva ao organismo, como as imunoterapias e terapias-alvo.

Em prol dessa ação, a proposta é utilizar a cor verde e a hashtag #julhoverde para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet, redes sociais e nas ruas.

Tem dúvidas? Deixe sua pergunta aqui.