Ao investigar as causas de um tromboembolismo pulmonar, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, foi surpreendido com um diagnóstico inesperado a sua frente: um câncer numa região chamada cárdia.
Mas afinal, você sabe identificar aonde é exatamente essa área? Se existe uma forma de ir em busca de um diagnóstico quando a doença ainda é inicial?
⚠️ O tumor está localizado em um esfíncter entre o esôfago(espécie de tubo que leva a comida da boca ao estômago) e o estômago —chamado cárdia e expandiu-se para o fígado e nos linfonodos.
⚠️ 65% dos afetados pelo adenocarcinoma de estômago no Brasil têm mais de 50 anos; estima-se que mais de 21 mil pessoas desenvolvam câncer de estômago todos os anos no país(o quinto em incidência no Brasil) .
⚠️ Os principais fatores de risco são o sobrepeso e obesidade, o consumo de álcool, o excesso de sal e defumados na dieta, o cigarro, ter doenças como gastrite e infecção pela bactéria H. pylori e um histórico familiar de câncer de estômago.
⚠️ Por ter sintomas vagos ao seu início (como náuseas, indigestão, sentir – se satisfeito com pequenas quantidades de comida, etc), normalmente seu diagnóstico e feito quando a doença encontra-se mais avançada.
⚠️ Diferente do Câncer de Mama, onde sabemos que iniciar a mamografia aos 40 anos traz mais benefícios do que riscos, para o câncer de estômago não temos esses dados em relação a endoscopia de rotina.
Dessa forma, é muito importante estarmos atentos aos sintomas que surgem em nosso corpo e procurar sempre o médico, sempre que existirem dúvidas.
Deixe suas dúvidas e assuntos que gostariam que eu abordasse aqui.