O mês de agosto tem duas datas de atenção à saúde dos pulmões: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Pulmão (01/08) e Dia Nacional de Combate ao Fumo (28/08). Ainda temos, o Novembro Branco. Mas por quê tantas datas falando sobre ele?
O câncer de pulmão é a neoplasia que mais mata no Brasil e no mundo, sendo responsável por 1 a cada 5 mortes relacionadas a doença. Cerca de 85% dos pacientes com esse diagnóstico, são ou foram tabagistas
A PREVENÇÃO é a maneira mais econômica e sustentável de reduzir o ônus do câncer global a longo prazo. Políticas e programas regionais e nacionais que promovem estilos de vida saudáveis são essenciais para a redução dos cânceres que são causados por fatores comportamentais como tabagismo, consumo de álcool, dieta pouco saudável e falta de atividade física. O uso de tabaco está ligado a 71% de todas as mortes por câncer de pulmão e pelo menos 22% de todas as mortes por câncer.
É importante falar que o tabaco não causa apenas câncer de pulmão. Fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e intestino, além de algumas formas de leucemia.
Existem pessoas que já fumam há tempos e pensam que é tarde para parar.
Isso não é verdade!
Parar de fumar tem benefícios quase imediatos, incluindo melhora da circulação sanguínea e da função pulmonar. O risco de câncer de pulmão começa a diminuir ao longo do tempo. Dez anos após parar de fumar, ex fumantes diminuem o risco de desenvolver câncer de pulmão em até 50%. Pessoas que nunca fumaram também podem ter a doença. E como todos os tipos de câncer, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura! Em julho, fiz um vídeo com a @drajulianaominelli desvendando tudo sobre a doença e também falando um pouco sobre as novidades no tratamento. Esse vídeo está lá no facebook e também no YouTube. Só procurar lá em Sabrina Rossi P Chagas. Vocês vão gostar!
Dúvidas? Deixem aqui .