Um estudo publicado há uma semana no Journal of Clinical Oncology mostrou que o padrão de dieta que adotamos pode reduzir a MORTALIDADE por câncer de mama. Durante a pesquisa, 49 mil mulheres na menopausa SEM o diagnóstico de câncer de mama nos EUA, foram avaliadas quanto a influência da redução de gordura da dieta e aumento da ingestão de fibras, frutas e vegetais na taxa de mortalidade quando comparado a um grupo controle de dieta normal.
Após 20 anos de observação, o estudo mostrou uma redução significativa das mortes após o diagnóstico de câncer de mama no grupo com ingestão reduzida de gordura da dieta. Mais precisamente, foram constatadas 359 mortes neste grupo contra 652 mortes no grupo com dieta normal. Dessa forma, temos um importante indicativo de que a alimentação saudável, caracterizada pela reduzida ingesta de gordura, aumento de fibras, frutas e vegetais pode sim reduzir o risco de morte em pacientes com câncer.
Este é mais um estudo que comprova aquilo que já discuto há algum tempo aqui nas minhas mídias e com meus pacientes! Hábitos saudáveis fazem a diferença sim. E o quanto antes começarmos a adotar melhores hábitos de vida, melhores são as perspectivas!
Sabemos o quanto é difícil mudar antigos hábitos.
Alimentação fala muito a respeito de nossa cultura e de como fomos educados. Mas procurem apoio, profissionais que escutem suas angústias e que consigam unir forças para um novo caminho.
Assim, podemos diminuir não só o risco do câncer e de sua recidiva, mas podemos prevenir doenças de toda uma família . Façamos por amor.
Pense nisso. Dúvidas? Deixe nos comentários!