Dor na mama é normal?

Essa talvez seja uma das perguntas mais frequentes entre as minhas pacientes e eu decidi esclarecer para vocês. 👏🏼 Dor é a queixa mamária mais frequente relatada pelas mulheres e ela pode ser dividida em cíclica, acíclica ou dor extra mamária. 🤔

As cíclicas estão relacionadas ao período menstrual e são mais fáceis de se caracterizar. Já as acíclicas, podem ter diversas causas, desde gravidez e infecções da mama, até cistos, tumores benignos e câncer. Muitas vezes, as dores podem ser de causas indefinidas e também causadas por medicamentos usados para tratar diversas doenças não relacionadas às mamas. 😊

Temos também dores relacionadas a dores musculares no tórax, ou traumas nessa área. Doenças como fibromialgia, costocondrites e herpes também podem ser responsáveis por dor na mama.

Apesar de existirem tantas causas possíveis, é extremamente comum as pacientes pensarem que sua dor pode ser câncer. Mas a boa notícia é que os estudos mostram que apenas 2-7% das pacientes com câncer apresentam dor como primeiro sintoma. 😮

Para pacientes que já tiveram câncer: a incidência de dor relacionada com procedimentos cirúrgicos prévios na mama, é alta. As causas de dor nessas circunstâncias são variadas (e podem permanecer por anos!), incluindo sequela na inervação da área operada, regeneração dos nervos lesionados, radioterapia, compressão por próteses, etc.

Enfim, o objetivo de descrever tantas e tantas causas, é trazer tranquilidade a todas (e todos) que sentem dor na região mamária. O câncer não é o fator mais preponderante causador. Mas sim, devemos sempre estar atentos. Se a dor é persistente, devemos SEMPRE procurar nosso médico! Ainda tem dúvida? Deixe nos comentários!