Dor na mama é normal?

⚠️Frases do meu dia-a-dia:
“Já posso pintar o cabelo?”
“Prometo que na próxima consulta vou ter perdido esses quilos”
“Mas exercício é tão chato…”🥴
“Ah…não mandei mensagem porque não gosto de incomodar…” 🙄
“Já posso fazer botox/preenchimento?”
“Ihhhh…pra namorar tá ruim…”(tem post aqui sobre s3xo🌶, pessoal!)
“Peguei o exame e nem quis ver…morro de medo.”
“Tô sentindo umas fisgadas na mama 🗡️
“A mama repuxa”
“É normal a mama doer assim? Já tem tanto tempo!”
” Quando o peito dói a gente logo pensa besteira.”
Assim caminhamos…
Esclarecendo, acolhendo e desmistificando.
Dor é a queixa mamária mais frequente relatada pelas mulheres e ela pode ser dividida em cíclica, acíclica ou dor extra mamária. 🤔
As cíclicas estão relacionadas ao período menstrual e são mais fáceis de se caracterizar. Já as acíclicas, podem ter diversas causas, desde gravidez e infecções da mama, até cistos, tumores benignos e câncer. Muitas vezes, as dores podem ser de causas indefinidas e também causadas por medicamentos usados para tratar diversas doenças não relacionadas às mamas. 😊
Temos também dores relacionadas a dores musculares no tórax, ou traumas nessa área. Doenças como fibromialgia, costocondrites e herpes também podem ser responsáveis por dor na mama.
Apesar de existirem tantas causas possíveis, é extremamente comum as pacientes pensarem que sua dor pode ser câncer. Mas a boa notícia é que os estudos mostram que apenas 2-7% das pacientes com câncer apresentam dor como primeiro sintoma. 😮
Para pacientes que já tiveram câncer: a incidência de dor relacionada com procedimentos cirúrgicos prévios na mama, é alta. As causas de dor nessas circunstâncias são variadas (e podem permanecer por anos!), incluindo sequela na inervação da área operada, regeneração dos nervos lesionados, radioterapia, compressão por próteses, etc.
Enfim, o objetivo de descrever tantas e tantas causas, é trazer tranquilidade a todas (e todos) que sentem dor na região mamária. O câncer não é o fator mais preponderante causador. Mas sim, devemos sempre estar atentos. Se a dor é persistente, devemos SEMPRE procurar nosso médico! Ainda tem dúvida? Deixe nos comentários!
Dúvidas deixem aqui, que esclareço no próximo post. 😉