Ainda não acabou! Vocês pediram e decidi fazer mais um post sobre o tamoxifeno antes do fim!!
Hoje, vamos responder uma dúvida muito comum: “Dra, foi o tamoxifeno que me engordou?”
Vamos lá: Não temos nenhum dado científico que comprova que o Tamoxifeno engorda. Mas… sabemos que o metabolismo fica mais lento, não só com seu uso, mas também após todo o arsenal de tratamento recebido até chegar a ele.
O que quer dizer metabolismo lento?
Metabolismo se refere a quantidade de calorias que o organismo consome para desempenhar suas funções. Quanto mais lento, menos calorias são gastas e assim, mais difícil fica a perda de peso.
Desde o diagnóstico do câncer, passando pela cirurgia e quimioterapia, o paciente passa por um período em que diminui (quando não para) suas atividades de rotina e sua prática de atividades físicas.
Além disso, esses tratamentos e a ansiedade por ele gerada, mexem com seus hormônios e podem levar a uma mudança da sua dieta. Juntando todos esses fatores, vemos que é MUITO comum, o paciente engordar ao final dessas etapas.
Nesse momento, mais uma vez, lembramos a importância da atividade física. Ela alivia parte de todos os sintomas falados nos últimos posts e ainda diminui o risco de recidiva em até 20%-30%! Não esperem a vontade de exercitar chegar, porque muitas vezes, ela não vêm!
Para ajudar na perda/controle de peso, mais ainda pode ser feito: uma dieta equilibrada com orientação de nutricionista, drenagem linfática/massagens para diminuir possíveis edemas (inchaço), acupuntura para controle do apetite e do sono (não dormir bem engorda, sabia?) e muito mais!
E não, não é fácil!
É uma caminhada que deve ser feita aos poucos, sem grandes cobranças e de mãos dadas com profissionais. Um dia de cada vez e sempre!
Obrigada pelo carinho recebido nos posts. Nosso objetivo é realmente acolher e desmistificar. Somos todos um!
Curtiu? Então salve, compartilhe e marque aquela amiga que pode se interessar pelo post! #drasabrinachagas #tamoxifeno