O que é linfonodo sentinela? Por que se realiza o ESVAZIAMENTO AXILAR?
As perguntas sobre esse tema são variadas, mas podemos juntar as respostas em uma só:
O sistema linfático, através dos linfonodos, atuam como filtro na defesa do nosso organismo contra infecções, porém eles também podem atuar como via de disseminação do tumor para o corpo .
Um dos fatores mais importantes para o tratamento do câncer de mama é a presença ou ausência de metástase(células tumorais) nos linfonodos. Na sua grande maioria, o câncer de mama se dissemina inicialmente para os linfonodos mais próximos.
Caso o tumor da mama se dissemine para a axila, o primeiro lugar a receber essas células, se chama LINFONODO SENTINELA.
Mesmo que os linfonodos próximos não estejam aumentados, a avaliação (biopsia) do linfonodo sentinela deve ser realizada. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático
Para se localizar o linfonodo sentinela, é injetado na mama da paciente um fármaco marcado com material radioativo. A cirurgia realizada após algumas horas da injeção é acompanhada também por médicos da medicina nuclear, que com um detector de radiação especial localizam o primeiro linfonodo comprometido.
Caso exista comprometimento do linfono sentinela, o cirurgião irá avaliar se o esvaziamento axilar será realizado. Neste procedimento, cerca de 20 linfonodos axilares são retirados para a verificar a disseminação do câncer. A dissecção(retirada) dos linfonodos axilares geralmente é feita no momento da cirurgia da mama. Até bem pouco tempo atrás, sempre que o linfonodo sentinela era positivo, a axila era esvaziada. Esse conceito vem sofrendo alterações e hoje em dia, há uma tendência a se diminuir a extensão dessas cirurgias.
Gostou do post? Tem dúvidas sobre outros temas na oncologia? Deixe nos comentários. Em breve, responderei!
3 comentários sobre “Esvaziamento axilar ou linfonodo sentinela?”
Eu fiz esvaziamento axilar tirei 16 linfonodos 7 estavam comprometidos ,sinto um pouco de dor no braço,fiz uma ultra da mama e deu um seroma abaixo da cicatriz aguardando pra levar ao médico,e normal depois de um ano da cirurgia aparecer um seroma?
Não é comum, mas pode acontecer.
Bom dia! Tenho interese no assunto. Inclusive interesse na reconstrução mamária. Fiz quadrantectomia e esvaziamento axilar.
Os comentários estão fechados.