Temos mais uma boa notícia em meio à pandemia! No último dia 22 de abril, o FDA aprovou mais uma droga na luta contra o câncer de mama TRIPLO NEGATIVO metastático! 👏🏼 Ficamos muito felizes, pois estávamos na expectativa desde fevereiro!
O nome da droga é diferente: Sacituzumab govitecan-hziy, mas o nome comercial é Trodelvy. 💊Trata-se de uma terapia alvo-molecular e é mais uma opção para pacientes que já fizeram, ao menos, duas outras terapias prévias.
O estudo fase I/II foi publicado em fevereiro na New England, uma respeitada revista internacional. Nele, 108 pacientes que não tiveram resposta aos tratamentos prévios, apresentaram resposta em 33% dos casos, com benefício clínico em 45% e aumento da sobrevida global. Além disso, o que chamou a atenção, foi o tempo duradouro de resposta ao tratamento. 😊
Os principais efeitos colaterais são a diminuição da imunidade e diarréia, além de efeitos comuns a tratamentos quimioterápicos.
Mais estudos ainda estão sendo realizados para reafirmar o benefício da droga.
Lembrando que o Sacituzumab AINDA NÃO chegou ao Brasil, mas ficamos muito felizes em ver que novas drogas estão sendo descobertas. 💪🏼 Recebo muitas mensagens de pacientes com câncer de mama triplo negativo, angustiadas com a diferença entre seus tratamentos e das pacientes homônio-positivas. Meu discurso é sempre o mesmo: ser triplo negativo não é uma sentença. Cada paciente deve ser vista de forma individual, já que dependendo de váááááários fatores (como tamanho do tumor, avaliação axilar, etc) algumas pacientes hormônio positivas podem ter o prognóstico mais reservado do que os triplo-negativos.
Não se comparem, cuidado com o Dr Google, conversem com seus médicos. 👩⚕️
Referência:
Bardia A, Mayer I, et al, Refractory Metastatic Triple-Negative Breast Cancer. N Engl J Med 380;8 February 21, 2019