Humanização: Que Palavra é Essa?

Todas essas linhas, foram feitas para uma única razão: Transbordar amor! 💞

Vejo que o termo HUMANIZAÇÃO tem causado uma certa estranheza, então vamos lá:

Todos os pacientes, todas as pessoas do mundo devem ser ouvidas! Devem ser cuidadas e olhadas como um todo.

Não queremos mais consultas rápidas. Não queremos receber prescrições quando nem mesmo fomos olhados nos olhos. Tudo que trazemos em nossas histórias, nosso contexto psicossocial e nossos hábitos, fazem parte de nossa saúde.

Queremos receber orientações sobre como participar do nosso próprio processo de cura. E não apenas remédios. 💊

Seja na prevenção, durante o tratamento, após o tratamento, na oncologia, ou fora dela, estamos lentamente trazendo um novo olhar. Quem vem comigo? 😊

📌 OBS: Não sei se perceberam, mas cada vez me encanto mais pelo tema. E infelizmente, aqui não cabe nem metade de tudo que queria contar! E, o mais importante, grande parte do aprendizado, devo ao Aureo do @literaturaviral. Sem ele, esse post não existiria.

HUMANIZAÇÃO: QUE PALAVRA É ESSA?

Senta que lá vem história:

Quando falamos em HUMANIZAÇÃO da Medicina, em momento algum estamos dizendo que médicos não são humanos. 👩‍⚕️

Aliás, cá pra nós, esse não é um termo que seja 100% perfeito. E sim, a “DESUMANIZAÇÃO” da medicina de certa forma aconteceu e foi fundamental para todos nós (????). 🤔 Vou te contar o porquê.

📌 Quando começou a medicina?

Talvez a Medicina seja mais antiga do que os seres humanos! Plantas, animais e tudo que já existiu, sempre lutaram pelo seu bem-estar e pela sua vida.

A busca pela saúde, é Medicina.

Sabemos também que dinossauros já sofriam com câncer e que Otzi, um parente nosso da época das cavernas, era portador de doenças reumatológicas, possivelmente adotou práticas semelhantes à acupuntura para controle da dor e também usava compostos como remédios.

📌 Tem mais história:

Por muito tempo, o ser humano foi visto em sua totalidade. Além da doença, o olhar era focado na prevenção (até porque demorou para termos remédios!) e no cuidado integral do indivíduo.

Apesar dos poucos detalhes dos tempos mais remotos, temos os dados das tradições que deixaram textos escritos como referência.

Nesse contexto, sabemos que desde a medicina egípcia, passando pela mesopotâmica, ayurvédica, chinesa, até a hipocrática (de Hipócrates), TODAS tratavam o paciente como um todo.

📌Mas o que tem a Humanização a ver com isso?

A Humanização está associada ao altruísmo e à bondade, pelo desejo de oferecer às pessoas a satisfação de suas necessidades e a promoção da saúde, além da cura.

Além do acolhimento, a valorização das pessoas na sua individualidade.

Segundo essa definição, era assim que caminhava a humanidade até aproximadamente o século XX, com algumas diferenças no século XVII com o início da anatomia e no XVIII com o surgimento dos hospitais.

📌Caminhando até o século XX:

Aos poucos, dentro dos hospitais experimentos eram feitos. A Medicina passa a ser ensinada não só nos livros mas pessoalmente em meio aos pacientes.

Se antes nesses locais, havia apenas pacientes pobres (os ricos se tratavam em casa!) que eram internados para morrer, agora as pesquisas evoluíam. As bactérias são descobertas como causadoras de doenças, assim como os fungos.

Assim, lentamente chegamos aos antibióticos, aos exames de imagens, remédios e cirurgias mais complexas.

📌 A “Desumanização”:

E assim, chegamos à uma evolução rápida da Medicina. Agora o foco é a DOENÇA!

No início do século XX o olhar no indivíduo como um todo, foi deixado de lado. Acreditou-se que a solução para tudo, estava nesses inúmeros progressos.

E não, isso não foi de todo ruim! Graças a esse movimento, aprendemos como tratar grande parte das doenças!!!!!!! Nada é 100% ruim!

📌 Fazendo o caminho inverso:

Foi assim, que a maior parte da nossa geração aprendeu Medicina: alunos ao redor do leito do paciente em uma enfermaria cheia. Nesse contexto, aprendemos que não era para mostrarmos nossas emoções.

Em nossa faculdade, não tivemos matérias relacionadas à humanização, espiritualidade, nem nada perto disso. Só doenças.

Óbvio que somos mais que isso, e sim, hoje buscamos o caminho de volta.

📌 Um passo de cada vez:

Ainda é difícil para alguns profissionais que passaram 10 anos da sua vida aprendendo que essa abordagem era a melhor, mudar sua prática clínica.

Por isso, estamos aqui!

Falar de Humanização da Medicina, mesmo não concordando tanto com o termo, é uma forma de trazer uma mudança real.

Mas NENHUMA mudança acontece do dia pra noite. Contextualizar tudo isso na HISTÓRIA e mostrar todos os benefícios desse olhar, faz parte desse caminho.

A mudança já começou! Conte comigo!