Em meio ao tumulto desse mês de março, às voltas com o coronavirus e o hacker que invadiu minhas mídias, por pouco não falamos do Março Azul Escuro.
Esse mês é dedicado à prevenção do câncer colorretal, dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que a incidência de tumores de cólon e reto aumentou no Brasil: saltou de 36.360 novos casos em 2019 para 38.230 em 2020.
E para falar desse câncer não podemos deixar de falar de suas causas:
O consumo de alimentos industrializados e fast food é uma das realidades da vida moderna. Mas o preço para a saúde é alto. Além de obesidade, hipertensão e diabetes, o câncer de cólon e reto é uma das doenças que podem ser desencadeadas a partir de uma alimentação desequilibrada.
Alimentos como hambúrguer, batata frita, salgado frito, bacon e linguiça são ricos em açúcar, sal, gordura e conservantes. Por outro lado, para aumentar seu tempo de validade, possuem poucas fibras. Quando são consumidos com muita frequência, em detrimento de frutas, verduras e legumes, aumentam o risco de desenvolver tumor colorretal.
Além de reduzir o consumo de fast food, carne vermelha e produtos industrializados, faz parte de uma boa dieta acrescentar verduras, legumes, frutas e alimentos integrais no cardápio.
Podemos citar também como agentes causadores da doença: fatores hereditários, obesidade, tabagismo, sedentarismo e consumo constante de bebidas alcóolicas.
Quanto mais saudável nosso estilo de vida, menor a chance de desenvolver esse e outros cânceres. Além disso, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura!
Lembre sempre disso!