Vamos seguir falando dos principais estudos dos dois últimos dias do congresso de San Antonio.
🔸Um estudo bem interessante foi o que avaliou o tamoxifeno em dose menor do que a tradicional para prevenção da recidiva em pacientes que tiveram carcinoma ductal in site e similares (Não são os infiltrantes!). E esse estudo confirmou a diminuição do risco e com uma diminuição importante da toxicidade.
🔸Outro estudo que chamou a atenção foi o uso de anastrozol além dos 5 anos já utilizados para pacientes que tiveram tumores iniciais. Quem é minha paciente sabe, já venho falando dessa possibilidade há tempos. O resultado foi uma diminuição de recidivas, mas não de sobrevida global. Talvez seja um prática mais interessante para as pacientes de maior risco de recidiva .
🔸Destaque também para uma droga nova, chamada Alpelisibe. Essa droga deve ser utilizada nas pacientes com mutação de PIK3 junto com o fulvestranto em pacientes metastáticas hormônio positivos. Houve um benefÃcio importante em seu uso. A medicação ainda não está disponÃvel e falta definir se apresenta uma resposta superior ao uso de drogas como o palbociclibe, abemaciclibe etc.
🔸Para fechar com chave de ouro, duas apresentações de encher nosso coração de alegria!
Uma reforçando a importância da atividade fÃsica (e de se manter no peso ideal) durante e após o tratamento.
E outro mostrando a importância de uma mudança de hábitos de vida, incluindo exercÃcio e dieta. Estudos grandes, que comprovam o que sempre falo.
Minha alegria é por eles estarem na principal sala de um evento como esse. O estudo também mostrou como é baixa a aderência das pacientes. E esse é o nosso dia-a-dia no consultório. Nossa população culturalmente não tem uma rotina saudável.Â
Seguimos em frente, o caminho está mais florido e aos poucos as mudanças estão chegando!
Tem dúvidas? Deixe sua pergunta aqui.