Novo medicamento para câncer de pulmão

O Jornal O Globo noticiou recentemente que a ANVISA aprovou a inclusão do pembrolizumabe, um imunoterápico anti-PDL-1 em uso combinado com quimioterapia como primeira opção no tratamento de câncer de pulmão não pequenas células em estágio avançado ou metastático.

 

Esse é o tipo mais comum da doença e a maior causa de mortes por câncer no mundo.

 

A aprovação vem após o estudo Keynote-189, onde o pembrolizumabe associado à quimioterapia (pemetrexede e cisplatina ou carboplatina) na primeira linha de tratamento reduziu em 51% o risco de progressão da doença ou morte em comparação ao tratamento padrão com quimioterapia. Os Estados Unidos já utilizam essa combinação graças a uma versão anterior desse mesmo estudo que mostrou os mesmos resultados promissores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A estimativa do (INCA) para este ano é de 30 mil novos casos de câncer de pulmão diagnosticados no Brasil, sendo o não pequenas células o mais comum – correspondente a 85% de todos os casos. Sem dúvida, essa é uma excelente notícia que vem oferecer mais uma opção de tratamento e alternativas para mudar a vida das pessoas com câncer de pulmão!

Dúvidas? Deixem aqui ! Compartilhe, você pode estar ajudando alguém.