O Que São Marcadores Tumorais?

Dia de falar sobre mais um tema muito comum que surge nas dúvidas dos meus pacientes: Marcadores tumorais!

Os marcadores são moléculas produzidas pelo metabolismo humano, que podem ser produzidas tanto durante o desenvolvimento do feto, como em doenças infecciosas, doenças benignas, doenças malignas e em situações fisiológicas normais.😊 Alguns marcadores tumorais sanguíneos são usados em pacientes com diagnostico de câncer. 😮 Nenhum marcador, no entanto, com exceção do PSA, mostrou grande beneficio em ajudar a diagnosticar precocemente o câncer.

Importante lembrar, que nem todos os pacientes vão apresentar aumento destes marcadores, por exemplo, o CEA pode estar aumentado em apenas 65% dos pacientes com câncer de intestino. Na população geral um marcador elevado isolado, tem muita chance de estar aumentado por situações fisiológicas ou doenças benignas e não devido ao câncer. Por isso não recomendamos o seu uso para diagnosticar doenças malignas, como exame de rotina.

Os marcadores têm sua importância em pacientes que já possuem diagnóstico de câncer e os apresentam elevados. O uso dos marcadores sanguíneos junto aos exames de imagens podem ajudar a avaliar resposta e evolução da doença nestes casos. 😊

📣Outra informação importante: mesmo valores elevados em pacientes com diagnóstico de câncer, devem ser interpretados com muita cautela, porque – como dito acima – vários fatores interferem no resultado!

Então, tenham muita calma ao se depararem com um marcador tumoral e mais importante, sempre sempre sempre, tirem todas as suas dúvidas com o seu médico! 😉