Nós já suspeitávamos, certo? Mas a confirmação veio na última semana. O Brasil tem um novo recorde e dessa vez não é motivo para nos orgulharmos.
O Ministério da Saúde divulgou na semana passada um dado preocupante. Os brasileiros atingiram o maior índice de obesidade dos últimos 13 anos. No intervalo de 2006 a 2018, o aumento foi nada mais nada menos que de 67,8%.
De forma ainda mais assustadora, a constatação é de que mais da metade da população (precisamente 55,7%) apresentam excesso de peso.
Embora a obesidade tenha crescido, estamos numa caminhada otimista no que diz respeito a boas práticas de alimentação e rotina de vida.
O consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 15,5% entre 2008 e 2018, passando de 20% para 23,1%.
A prática de atividade física no tempo livre também aumentou 25,7% (2009 a 2018), assim como o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 53,4% (de 2007 a 2018), entre os adultos das capitais.
Se olharmos com detalhes para esseS números podemos ter uma esperança mas ainda são crescimentos modestos que não foram suficientes para frear a evolução da obesidade.
Os especialistas acreditam que o aumento maior da obesidade está relacionado ao consumo muito elevado de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar.
Então, o incentivo ao consumo de hortaliça entre as crianças e os adultos é fundamental, assim como o estímulo a atividade física! Você está fazendo sua parte em prol de você mesmo? Comente aqui. ALERTA LIGADO!