Pausa no Outubro Rosa – “Dra, Me Ajuda a Parar de Fumar?”

Um pedido de socorro!

Em meio à correria do #outubrorosa, chegou uma mensagem via DIRECT: “Dra, quero muito parar de fumar. Me ajuda!”. 🙏🏼

Foi assim que esse post surgiu. Todos já sabem que nesse mês, acabo priorizando as #lives e eventos para o esclarecimento das dúvidas sobreo câncer de mama. Escrever posts leva tempo. Mas…vamos fazer uma pausa e levar esse assunto que pode fazer a diferença para várias outras pessoas. 😊

Que o tabagismo causa diversos tipos de câncer e contribui para desenvolvimento de doenças crônicas (osteoporose, impotência, úlceras de estômago, hipertensão, etc) todo mundo sabe. 🚬

428 pessoas morrem devido a dependência de nicotina por dia! Nossa saúde começa a melhorar já após 20 minutos após o último cigarro (a pressão sanguínea normaliza), aos poucos o paladar volta, a respiração melhora até o risco de morte diminuir de fato.

Já sabemos que o cigarro eletrônico também é MUITO prejudicial. Mas e para parar de fumar, você sabe o que fazer? 🤔

Trouxe para vocês um resumo de um material do INCA. Parar de fumar não é fácil. Mas estamos aqui, para ajudar vocês nessa caminhada.💪🏼

📌Por que as pessoas fumam?

A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco é considerada DROGA por possuir propriedades que trazem modificação em nosso estado emocional e comportamental, podendo induzir à dependência.

O quadro de dependência resulta em abstinência e comportamento compulsivo, estabelecendo-se assim um padrão de auto-administração caracterizado pela necessidade tanto FÍSICA quanto PSICOLÓGICA da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.

📌Não é fácil parar de fumar

Muitos são os fatores que levam as pessoas a experimentar drogas. É comum, o ser humano buscar formas de alterar sua consciência de modo a produzir prazer e modificar seu humor.

Se você deseja parar de fumar sozinho, saiba que o tabagismo é uma doença. E por isso, é normal você ter alguns sintomas quando fica sem fumar por algum tempo.

Comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial, e para aumentar suas chances de sucesso, não tenha cigarros por perto. Programe algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.

📌Você pode escolher duas formas para parar de fumar:

1) A parada imediata.

Esta deve ser sempre a primeira opção. Você escolhe a data e, nesse dia, deixa de fumar.

2) A parada gradual.

Você pode utilizar este método de duas formas:

• Reduzindo o número de cigarros. Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia.

• Adiando a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro. Se você escolher a parada gradual, não deverá gastar mais que duas semanas nesse processo.

📌Não deu certo!

Se, depois de ter seguido essas orientações, não tiver conseguido parar de fumar sozinho, NÃO DESANIME!

Peça ajuda! Existem várias abordagens, para seguirmos juntos nesse processo.

É importante lembrar, que o SUS oferece o Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos estados, cujos endereços estão na página do INCA.

📌O que mais posso fazer?

O tratamento é a adoção de um novo comportamento, através da promoção de mudanças nas crenças e desvinculações de comportamentos ao ato de fumar. Com isso, temos:

· Medicamentos:

Diminuem os sintomas da abstinência. São eles os adesivos, as gomas e algumas opções orais. Todos devem ser prescritos por médicos;

·Algumas dicas interessantes:

Faça caminhadas, ocupe o tempo com atividades que tragam prazer, evite locais e situações em que costuma fumar, pratique exercícios de respiração, etc.

📌O que vou sentir?

Quando o fumante para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração e outros.

Esses sintomas caracterizam a síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos. Quando acontecem, tendem a desaparecer em uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas).

📌A fissura

Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonteira e tosse são sinais do restabelecimento do organismo. O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar, é a chamada “fissura” (grande vontade em fumar).

É importante saber que a “fissura” geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas. Porém, ela vai reduzindo gradativamente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episódio e outro.

📌Vou engordar?

A preocupação com o ganho de peso é uma das maiores barreiras para que alguns fumantes tomem a decisão de parar de fumar, ou recaiam. É importante entender que geralmente o ganho de peso é temporário e que, na maioria dos casos, ocorre nos primeiros meses pós-cessação.

Portanto, se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando.

De qualquer forma, procure não comer mais do que o de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada. Faça atividade física. Beba sempre muito água e sucos naturais. No início, evite café e bebidas alcoólicas, pois eles estimulam a vontade de fumar.