“Dra, posso colher o sangue com mais antecedência para ter certeza que vai ficar pronto a tempo?
⠀
“Dra, esqueci de fazer o exame, mas não quero deixar de fazer meu tratamento”.
⠀
“Atrasar o tratamento não vai me prejudicar?”
⠀
Essas e outras perguntas são MUITO comuns durante o tratamento e é ESSENCIAL esclarecê-las. Vamos lá: O objetivo da quimioterapia, seja oral ou venosa, é “matar” as células de câncer do nosso organismo. Mas nesse processo, outras células que estão em processo de divisão, também são afetadas. Algumas dessas células, são as do sangue.
Assim, sempre que fazemos o tratamento existe o risco da contagem dessas células diminuir.
Nosso sangue é composto células brancas e vermelhas. A parte vermelha se relaciona com a anemia. Os leucócitos, nos falam sobre a imunidade. E não, as plaquetas não têm a ver com isso. Elas são responsáveis pela coagulação.
⠀
Nem todos os tratamentos agem de forma igual. Alguns trazem mais anemia, outros podem abaixar imunidade, outros as plaquetas. Alguns, podem atuar em todas essas células!
⠀
A queda desses parâmetros EM GERAL, acontece após o décimo-décimo quarto dia da aplicação. Por isso, não adianta colhermos o sangue muito tempo antes do dia da quimioterapia. Se o resultado mostrar que algum parâmetro não está bom, não autorizaremos o tratamento, já que ele irá abaixar mais ainda esses valores.
E sim, se algum deles estiver baixo, provavelmente, na semana seguinte, os valores estarão melhores. Nosso corpo, se envolve muito nessa luta de nos deixar bem! Se preciso atrasar o tratamento, é para temos a segurança de que não estaremos colocando vocês em risco.
⠀
Vejo os pacientes alterarem MUITO suas dietas para deixar esses números sempre bons. Mas é necessário ter cautela e entender quais as células mais comumente são afetadas. Cada tratamento é único e todas as nossas dúvidas devem SEMPRE ser esclarecidas!