Quais tipos de câncer de mama existem?

Dra., qual o tipo de câncer mama eu tenho?”

Mais uma questão que se repete todo dia na minha prática e nas minhas redes sociais. E percebo que existe uma certa confusão em torno do assunto.

Sempre que me perguntam, tento entender qual é exatamente a dúvida da/o paciente. Pois já vi usarem a palavra “TIPO” para se referir a:

🔸 tumores malignos x benignos;
🔸tumores iniciais x metastáticos;
🔸 subtipos histopatológicos (ductal, lobular, etc);

Mas, em geral, quando nos referimos a (sub)tipos estamos falando de:

 

🔹 luminal A: pacientes com receptores hormonais positivos (estrogênio e progesterona) com her2 negativo. Esses resultados estão num exame chamado imunohistoquímico, feito no material da biópsia ou da cirurgia. Os luminais A devem ter os receptores hormonais fortemente positivos e ki67 baixo (também vistos no exame acima). São tumores com células que se multiplicam lentamente e que, em geral, tem bom prognóstico.

Lembrem-se que para definir a agressividade da doença levamos também outras coisas em consideração (tamanho, axila, idade, grau, etc). Então para que serve essas informações? Nos AJUDAM a definir qual o tratamento será utilizado.

🔹 luminal B: pacientes com receptores hormonais positivos (num percentual menor que o acima), her2 negativo e ki67 alto. Nesse, as células costumam se multiplicar mais rapidamente que o luminal A. Mas, mais uma vez lembro que, isoladamente, esses fatores não dizem nada(VIDE ACIMA).

🔹 HER 2 positivo: independente dos receptores hormonais serem positivos ou negativos, apresentam o her 2 positivo. Há um tempo atrás, ser her2 positivo era sinônimo de mau prognóstico, pois não tínhamos tratamento direcionado para ele. Mas hoje em dia, temos várias drogas disponíveis!

🔹Triplo negativo: receptores negativos e her 2 negativo. Em geral, o tratamento engloba quimioterapia, já que os tratamentos com bloqueio hormonal ou do her2 não funcionam nesse caso. Lembrando que… não é só isso que determina agressividade do tumor (leiam no luminal A)!

Para tudo falado acima, temos posts prontos separados na sessão DESTAQUES com o nome “Câncer de mama” lá no meu Instagram. Outras dúvidas? Deixem aqui nos comentários.