Convidada da semana: Dra. Amanda Machado B. Ziegler.
Gostaram? Têm alguma dúvida? Escreve aqui aqui!
COLONOSCOPIA: Assim como fazemos os exames preventivos para o câncer de mama e para o câncer de próstata, com o intestino não é diferente. O rastreamento (prevenção) do câncer de intestino é feito através de uma boa consulta com o coloproctologista, exame físico e exames de imagem como a colonoscopia.
A colonosocopia é um exame endoscópico que permite a avaliação de todo o intestino grosso. O aparelho utilizado é o colonóscópio que possui um sistema de geração de imagens onde podemos visualizar toda a parte de dentro do intestino. Para isso, o paciente precisa fazer um preparo do intestino antes do exame.
Quando fazer?
A colonoscopia é hoje o principal exame de rastreamento utilizado para identificação de lesões do intestino como pólipos, tumores, sangramentos. A primeira colonoscopia deve ser realizada aos 50 anos de idade. Caso haja a presença de alguns sintomas intestinais (dor abdominal, cólicas, alteração do hábito intestinal, sangramento anal, perda de peso, anemia, entre outros) ou casos de câncer na família, a colonoscopia deve ser antecipada.
O intervalo para se repetir o exame vai depender os achados do primeiro exame e da história familiar. O médico poderá orientar o melhor momento.