Enfim chegamos a ele:
Último post da série sobre o TAMOXIFENO
E sim, ainda vamos abordar dúvidas frequentes do meu dia-a-dia!
A primeira é:
Quem toma TAMOXIFENO pode voltar a menstruar?
O tamoxifeno é usado para bloquear a chegada dos hormônios femininos nos seus receptores na mama, assim impede a “alimentação” das células tumorais ali existentes.
Quando ocorre esse bloqueio, nosso cérebro “não entende” o que está acontecendo, e acaba estimulando a produção de estrogênio. O ovário pode seguir funcionando (há chance de gravidez mesmo sem menstruação!) e nosso endométrio muitas vezes fica mais espesso. E não tem nenhum problema, já que a ligação dos hormônios com seus receptores na mama não estará acontecendo.
É importante falar sobre isso, porque é muito comum as pacientes ficarem ansiosas quando exames são pedidos para avaliação do útero ou quando voltam a (ou não param de) menstruar.
Essa caminhada faz parte da rotina. Nosso organismo fica “confuso” com tantas alterações hormonais. E estamos aqui para acompanhar os sintomas de perto e orientar sempre que algo novo acontecer.
Eventualmente, associamos a Goserelina (Zoladex) para realizar também o bloqueio hormonal no ovário. Mas a indicação é caso-a-caso, de acordo com vááááários critérios individuais de cada paciente.
Por isso, tire sempre suas dúvidas com seus médicos!
E “Dra, e se eu esquecer de tomar o tamoxifeno um dia? Tomo dois no dia seguinte?”
Não precisa. Sabemos que é uma medicação que dura em média 14 dias no nosso sangue. Então, um dia, eventualmente, não parece ter problema.
Mas o ideal é não esquecer. Então vale criarmos uma rotina para tomá-lo. Sempre no mesmo horário ou associar a outro hábito diário, após escovar os dentes de manhã, por exemplo.
E assim, fechamos nosso ciclo de posts. Falamos de aumento de peso, calores, ressecamento vaginal, trombose, etc. Dúvidas que sempre aparecem em relação ao tamoxifeno. Agora é hora de outros personagens:
Anastrozol, letrozol e companhia, nas próximas semanas, falaremos de vocês.