Antes de responder a essa pergunta, faço outra: você sabe o que é terapia de reposição hormonal?
Vou chamá-la de TRH, afinal é assim que vemos escrito de forma “carinhosa” por aí! A TRH é uma reposição dos hormônios femininos quando as mulheres entram na menopausa. Dessa forma, os sintomas diminuem (calores, ressecamento vaginal, desinteresse sexual, etc) e a mulher consegue ter uma melhor qualidade de vida. Hoje em dia, cada vez mais usamos a TRH, já que as mulheres estão cada vez mais ativas nesse período.
Mas e o câncer de mama ?
Numa publicação recente de uma das maiores revistas médicas do mundo, 58 estudos foram analisados em conjunto para tentar definir o real risco da TRH causar câncer de mama. E a resposta foi SIM, há risco.
Nas mais de 100 mil mulheres, o uso da TRH aumentou o risco em 26% em relação às que nunca usaram. O risco também aumenta de acordo com o tempo de uso do remédio. Lembrando que tanto a terapia oral quando a transdérmica, aumentam o risco. Vale SEMPRE repetir que a OBESIDADE aumenta mais ainda esse risco.
Mas NINGUÉM pode fazer uso?
Existem contra-indicações formais para seu uso, relacionadas à história familiar de câncer e riscos pessoais de cada paciente. Cabe ao médico, JUNTO ao paciente, frente a intensidade dos sintomas apresentados, definir se o uso da TRH é indicada e por quanto tempo. A conduta é individualizada SEMPRE.
Vale lembrar que existem várias formas de combater os sintomas da menopausa, como por exemplo, exercício físico, acupuntura, yoga e outras medicações. Devemos sempre ir em busca da qualidade de vida, levando em conta as individualidades de cada um!
Dúvidas? Deixe aqui!