Roberto Dinamite, Pelé, Simoney, Preta Gil… As várias faces de uma mesma doença

Esse é um post MUITO explicativo para que todos entendam DE VEZ, porque é ESSENCIAL fazer a colonoscopia a partir dos 45 anos (sem medo!) e ter hábitos de vida SAUDÁVEIS!

📌Vamos começar entendendo o que costuma estar incluído quando as pessoas/imprensa falam sobre o câncer de intestino:

👉Intestino delgado (menos comum), intestino grosso (cólon ascendente, transverso e descendente), reto e ânus.

📌É importante entender que essa diferença na localização e anatomia fazem com que o tratamento seja diferente para cada sítio.

Aqui já trago o alerta de sempre: não se comparem! O termo “intestino” é muito “genérico”.

Além da localização do tumor para definir a conduta, precisamos de VÁRIAS outras informações: profundidade “da invasão”, se há gânglios (linfonodos) acometidos (vemos isso no laudo da cirurgia, em geral), a distância do esfíncter anal (músculo que controla a saída das fezes – por causa dele, às vezes é necessário colocar a bolsa de colostomia), avaliar o restante do corpo, etc.

📌E o que causa câncer nessas regiões?

– Alimentação – baixa ingesta de fibras (legumes, verduras, cereais integrais, etc), alto consumo carnes processadas, carne vermelha em excesso (mais de 500g de carne cozida/semana);
– Álcool – mais de 2 doses por dia;
– Tabagismo;
– Sedentarismo;
– Obesidade;
– Doenças genéticas na família relacionadas ao câncer de cólon (5-10% dos casos).

📌Sabe a MAMOGRAFIA, que diagnostica o câncer de mama antes dele ser palpável e antes de existirem sintomas? E assim, podemos aumentar o risco de cura?

OLHA QUE NOTÍCIA BOA!

Temos um exame que também tem a capacidade de diagnosticar o câncer de intestino ANTES de existirem sintomas.

É a COLONOSCOPIA!

📌Fico ARRASADA em perceber que poucos médicos pedem a colonoscopia e mais ainda, que os pacientes têm medo de realizá-la.

Gente, TODOS devem realizar a colonoscopia a partir dos 45 anos, mesmo sem queixas! Pessoas que têm história de câncer de intestino na família devem fazer antes!

Eventualmente, o câncer de intestino se inicia por um pólipo. Quando retiramos os pólipos através desse exame, estamos prevenindo o câncer.

Todos os médicos podem solicitar a colonoscopia, mas é importante que profissionais como o proctologista ou gastroenterologista avaliem esses resultados, para definir o momento de repetir o exame (3/3 anos, 5/5 anos, etc).

📌Aliás…você sabe o que é COLONOSCOPIA?

Acho que a maioria aqui conhece a endoscopia, que é o exame que “vê” o estômago por dentro a partir de um tubo fino e flexível que é introduzido a partir da boca com o paciente SEDADO. Ou seja, o paciente não sente NADA!

Da mesma forma, é feita a colonoscopia. Só que o tubo é introduzido no ânus. E novamente: O PACIENTE NÃO SENTE NADA!

Mas não estou dizendo que o exame é “superdivertido”, não!

Para que seja possível “olhar” o intestino direito, é importante que não tenha fezes
em seu interior. Então, 24-48 horas, fazemos uma dieta específica e tomamos um remédio para evacuar mais vezes (diarréia) e preparar o intestino para o exame.

É legal ter diarréia? Não é legal.
Prevenir um câncer ou retirá-lo em seu início e curá-lo é legal? Eu acho!
Entre as duas opções, prefiro a última.

📌E por que temos falado tanto sobre o câncer de cólon?

– É o segundo tumor mais incidente entre homens e mulheres, atrás do câncer de próstata e mama, respectivamente;
– Cada vez mais pacientes jovens (menores de 50 anos e principalmente em negros) têm sido diagnosticados.

E os sintomas?

São EXTREMAMENTE variados, de acordo com a localização e são mais evidentes conforme a doença vai avançando.

Sangramento nas fezes (a causa mais comum de sangramento nas fezes são as hemorróidas!), perda de peso, mudança do hábito intestinal (diarréia ou constipação), dor abdominal, etc.

👉Quais os conselhos que dou:

– Pessoal, não tem jeito…para evitarmos doenças como diabetes, hipertensão, câncer de mama, intestino, endométrio e tantos outros É NECESSÁRIO TER HÁBITOS SAUDÁVEIS. Se você tem preguiça, não gosta, etc… é uma pena, mas tem que começar. Quem você quer ser amanhã?

– Se você teve o diagnóstico, opte por hábitos saudáveis também. Eles diminuem o risco de recidiva e diminuem os efeitos colaterais do tratamento. Acredite na sua caminhada, as abordagens oncológicas atuais são seguras e existe um leque enorme de opções para a cura. Não se exija demais, viva um dia de cada vez, chore quando sentir vontade e peça ajuda, quando necessário. Não somos super-heróis.

📌E sim, que fala aqui, é uma pessoa que tem muita preguiça de completar os 150 minutos de exercícios semanais e também AMA uma comilança 😋

Mas a vida é feita de ESCOLHAS e EQUILÍBRIO. Qual futuro você quer pra você?

Também venho trazer a lembrança de que temos hoje inúmeros tratamentos para todos os estágios do câncer e que cada vez mais preservam a qualidade de vida do paciente. Lógico que temos doenças mais agressivas que outras, mas sempre que diagnosticamos cedo, menos tratamento será feito e maior a chance de cura.