Um resumo dos primeiros 2 dias do San Antonio Breast Cancer Symposio(SABCS), o maior evento de câncer de mama do mundo. É difícil resumir tudo que foi falado, mas vou contar o que foi mais relevante para vocês.
A mensagem mais importante foi reforçar que cada vez mais o tratamento deve ser individualizado. Vamos lá!
🔸Começar a quimioterapia após os 30 dias da cirurgia em pacientes triplo negativo piora o prognóstico;
🔸Continuar a fazer quimioterapia por mais 6 meses além da quimioterapia tradicional (com uma droga chamada capecitabina), em pacientes triplo negativo, não trouxe benefício;
🔸O Herceptin (trastuzumab) deve ser usado por 12 meses e não por 6, após a cirurgia.
🔸Tumores que desaparecem na cirurgia após a quimioterapia neoadjuvante têm um prognóstico muito melhor e não precisam de mais quimioterapia;
🔸A imunoterapia está chegando com força para os triplo negativos, mas apenas para quem tem a expressão do PDL-1 nas células imunes (cerca de 40% dos pacientes). Lembrando que a droga em discussão ainda não está disponível.
🔸Uma droga chamada TDM-1 mostrou muita eficácia nas pacientes her2+ em que o tumor não desapareceu na cirurgia após a quimioterapia.
🔸Mudanças de hábitos de vida devem ser estimuladas porque diminuem o risco de recidiva. Aliás isso, não é novidade para vocês, não é verdade?