Vamos falar dos efeitos colaterais do Taximofeno?
Os efeitos colaterais mais comuns são os fogachos (ondas de calor) e o paciente pode suar muito.
“Do além!” Já ouvi muita gente se referir assim aos calores que aparecem com o uso do tamoxifeno. Um calor que aparece DO NADA, deixa as mulheres um tanto desnorteadas e depois some rapidamente. É um tal de “liga o ar” e “abana aqui” , que muitas vezes, traz insônia e comprometimento das atividades diárias.
Notícias boas: Existe uma tendência a diminuir os calores com o tempo! Há várias formas de amenizá-los. Normalmente, esse sintoma começa a passar em 2 a 3 meses. Nesse início podemos combatê-lo com abordagens da medicina integrativa, com medidas como prática de exercício, acupuntura, etc.
Caso, não tenhamos melhora e a qualidade vida fique realmente prejudicada, podemos lançar mão de alguns medicamentos. Se esse for o seu caso, converse com o seu médico. ⠀
Outro sintoma comum é o ressecamento vaginal. Ele ocorre porque o estrogênio também é responsável por gerar a lubrificação da vagina. E com ele, pode vir a sensação de coceira e dor durante as relações sexuais. Saiba que existem maneiras de combater esses efeitos.
Converse com seu médico, para que ele prescreva hidratantes vaginais ou outros sintomáticos. É importante evitar o uso de óleos perfumados e calcinhas de materiais sintéticos.⠀
Temos ainda a fadiga e as alterações de humor e da menstruação. Ambos são relacionados às questões hormonais. Eles também tendem a ser passageiros e se beneficiam das medidas de medicina integrativa.
É importante lembrar que o paciente que começa o uso de tamoxifeno, muitas vezes já fizeram quimioterapia, cirurgia, etc. Então parte desses sintomas já estavam presentes e vieram piorando a cada etapa. O mais importante é sempre tirar a dúvida com seu médico e procurar associar formas de alívio para os sintomas. ⠀
Mas e o risco de câncer de endométrio? Trombose? Tamoxifeno engorda? Em breve, falarei sobre esses efeitos raros do tamoxifeno.
Sobre todos esses sintomas, é importante ressaltarmos que:
Dificilmente, resolveremos com apenas UMA ação (para melhores resultados, devemos sempre associar abordagens!)
Nenhuma melhora é SÚBITA, ela é CONSTRUÍDA. Um dia depois do outro. Difícil imaginar que é possível quando estamos no auge do “caos”, eu entendo.
Mas…conversem com os profissionais de saúde para que, juntos, consigamos tentar melhorar a qualidade de vida de todas vocês. Afinal de contas, estamos fazendo o tratamento não só pela cura, mas para sermos felizes também.
Tem perguntas? Deixe nos comentários!