Vitamina D previne câncer?

Extremamente presente no tratamento de várias doenças durante os últimos anos, a suplementação com vitamina D têm sido adotada como importante estratégia na prevenção do câncer e doenças cardiovasculares. Nos EUA, a rotina de administração de vitamina D em pacientes em diferentes estágios de doenças tem aumentando substancialmente. No entanto, não havia dados consistentes que nos permitisse concluir se a suplementação com vitamina D de fato contribui para a prevenção e tratamento dessas doenças. 
 
Um estudo publicado há 2 dias no New England Journal of Medicine começou a elucidar essas dúvidas. Os pesquisadores conduziram um estudo com o objetivo de determinar os benefícios e eventuais riscos da administração de vitamina D (Colecalciferol) na prevenção de câncer e/ou doenças cardiovasculares de homens e mulheres. Um total de 25.871 participantes foram avaliados e a conclusão do trabalho é que a suplementação com Vitamina D não foi associada com um menor risco de desenvolvimento dessas doenças. 
 
Durante cerca de 5 anos de acompanhamento dos participantes, 1617 foram diagnosticados com câncer (793 no grupo suplementado com vitamina D e 824 no grupo controle). Portanto, a diferença não é significativa e nos permite concluir que a suplementação com vitamina D não resultou em menor incidência nem do câncer (próstata, mama e colorretal) e nem de doenças cardiovasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares ou mortes por doenças cardiovasculares.
 

O estudo começou a esclarecer uma lacuna que ainda persistia na comunidade médica frente a uma prática que vinha crescendo substancialmente.

Por isso é sempre importante nos atualizarmos e conversarmos com nossos médicos para esclarecerem todas as nossas dúvidas!
Querem saber mais? Deixem suas perguntas aqui!