Você é feliz? – Parte 2

Há dias atrás escrevi sobre o que é ser feliz, me baseando em estudos científicos. Vimos, que felicidade é algo que podemos cultivar. Podemos sim, buscar esse sentimento dentro de nós!

Existem vários estudos que falam sobre os elementos que envolvem a felicidade. Um deles, de Framingham em 2008, avaliou como que a sensação de bem-estar se dissemina nos ambientes.  Acompanhando um grupo de pessoas ao longo de muitos anos, ele percebeu que:

  • O humor de uma pessoa interfere no humor de outra pessoa. Isso acontece não só para amigos diretos, mas também com amigos de nossos amigos.
  • Percepções negativas se prorrogam por mais tempo do que positivas. Nesse sentido, temos que tentar cortar desde o início a tendência que temos de nos apegar mais as coisas que dão errado, do que as várias coisas boas que acontecem ao longo de nossa vida.

Outros estudo, mostrou que aquelas pessoas que têm uma visão mais positiva de sua vida, mesmo vivendo exatamente a mesma realidade que  outra pessoa próxima, tende a viver anos a mais do que aquela que tem um olhar negativo e projeta coisas ruins para seu futuro. De uma forma geral, percebemos que o nível de bem-estar que essas pessoas sentem, as torna menos frágeis a vários tipos de doenças. Então, a felicidade, pode sim trazer saúde! E não só o oposto,como muitas vezes pensamos.

Mas afinal, qual conteúdo interno é necessário para sermos felizes, quais são as características comuns presentes nas pessoas  felizes? Foi definido que temos dentro de nós seis dimensões:

  1. sabedoria(mente aberta, amor por aprender);
  2. coragem(persistência, bravura);
  3. humanidade(inteligência emocional, bondade);
  4. justiça(trabalho em equipe e liderança);
  5. temperança(misericórdia/ belo);
  6. transcendência(espiritualidade/ gratidão/ humor).

Dentro dessas características, existem algumas que devem ser cultivadas. Por exemplo, a GRATIDÃO é capaz de ativar áreas do cérebro que nos trazem a sensação de bem-estar. Ela nos traz emoções positivas, relações mais fortes, ajuda a enfrentar adversidades e a ter mais saúde.

Nesse sentido, um excelente exercício para todos nós, é olharmos o que passamos ao longo de um dia e perceber tudo que aconteceu de bom. Sermos gratos por isso. Mesmo  coisas pequenas, como ter chegado no horário em nossos compromissos ou até, não ter acontecido nada de adverso em nossa rotina. Nesse momento sentiremos um grau de bem-estar, que deve ser mantido ao máximo possível. Fazer esse exercício diário, é uma excelente maneira, de cultivar a felicidade internamente.

Cultivar a gratidão, melhora nossa percepção de bem-estar!

No próximo artigo, falarei sobre outras formas de trazermos mais a felicidade para dentro de nós. Vamos tornar essas ações um hábito contínuo e propagar para quem nos cerca.

Qualquer dúvida, deixe aqui! Compartilhe, assim podemos ajudar cada vez mais pessoas!

Ah! A ilustração linda acima é da Mila Marquis!