Você sabe qual a importância da Felicidade?

Você se considera uma pessoa feliz? Uma oncologista falando sobre a Felicidade? Por que? Você sabia que existem vários estudos que comprovam a importância de sermos felizes? A partir de hoje, farei alguns posts sobre o tema. Não perca!

Desde que eu comecei a falar mais sobre a Humanização da Oncologia e sobre a Medicina Integral, venho recebido vários olhares de estranhamento por parte de alguns colegas ao meu redor. Me causa surpresa, pois o paciente não é uma doença. É um Ser Humano, com vários aspectos que o compõe. Desde a saúde física, mas também questões muito mais amplas, como espiritualidade, auto-estima, alimentação e sim, FELICIDADE!

Comecei então a buscar os estudos científicos sobre o assunto. O apoio de outros médicos é importante, afinal, quanto mais profissionais da saúde souberem a importância do bem-estar dos nossos pacientes, melhor. Então vamos lá:

A Felicidade sempre foi algo buscado pelo Homem. Mas foi em 2011, que a Organização das Nações Unidas,  conseguiu reunir pela primeira vez os principais líderes de Estado vinculados e conseguiram definir uma abordagem para a felicidade como um aspecto de política pública. Essa reunião se repetiu em 2012 e a partir daí começamos a ter critérios sobre como mensurar felicidade, então desde 2013 começamos a ter relatórios ao redor do mundo que quantificam a felicidade ao redor do mundo.

Os países com a melhor percepção de bem-estar, têm em comum a oferta de recursos financeiros, a percepção de corrupção e também a dimensão do suporte social.

 

A questão evoluiu de tal forma, que já existe o Dia Internacional da Felicidade, que é dia 20 de março. Existem 4 países com Ministérios dedicados a Felicidade. Alguns estudos apontam que o Bem-estar está baseado em 5 pilares:

  • Emoções Positivas – devemos buscar ter emoções positivas;
  • Engajamento- termos algo que a gente possa lutar, algo em que acreditemos de verdade;
  • Relações positivas- estarmos cercados de pessoas positivas;
  • Significado- acreditar que existe algo maior do que cada um de nós, o porquê de estarmos aqui ;
  • Realizações- nossa capacidade de nos entregar às nossas realizações.

Então, percebemos que podemos sim, construir nosso Bem-Estar. Olha que boa notícia! Você tem algum propósito na vida? Algum sonho? Alguma religião ou  crença? As pessoas ao seu redor são alegres? Você busca estar com pessoas que carregam leveza e mensagens do Bem? Você realiza algum projeto social? Se doa?

São apenas algumas idéias dentre tantas, de como ir em busca de algo que todos sonhamos. E que as vezes, está ao nosso lado, não é mesmo? Tantas e tantas pessoas têm a saúde perfeita e uma situação financeira estável, e não são felizes E o oposto sim, também é bem comum.

Em breve, seguirei com matérias como essa! Gostou? Deixe seu comentário aqui. Compartilhe esse post, vamos espalhar alegria por aí.

 

Desenho acima lindo : Mila Marquis

 

 

2 comentários sobre “Você sabe qual a importância da Felicidade?

  1. Adorei !!! Ser feliz é objetivo de todos nós …sou feliz pq tenho uma família que amo e há mta união. ..Neste momento estou passando pelo sentimento de perda da minha mãe que sempre nos ensinou o significado do amor, respeito, humildade e nunca ocultar nossos sentimentos e sempre ser pessoas do bem ….lutar pelos obstáculo que encontrarmos em nosso caminho e sempre acreditar que vai vencer !! Eu passei por este caminho com sucesso e vou conseguir sair deste que estou passando ” Contanto que exista amor e lembranças não existe perda de fato” Bjs 😚

Os comentários estão fechados.