Divas na Folia
Quando: Terça-feira, 30/01
Horário: 9h
Onde: Jardim do Museu Imperial – Petrópolis
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis
A médica oncologista e a blogueira Day Sant’Anna resolveram se unir e proporcionar um ensaio fotográfico no ritmo da folia para mulheres em tratamento do câncer. A ideia é mostrar que todos podem participar do maior espetáculo da terra, o Carnaval. Todos os momentos serão registrados pela lente do fotografo Wagner Assis. Como carnaval é cor e alegria, a maquiadora Rebeca Simas também se junta para transformará essas mulheres em verdadeiras foliãs.
– Normalmente só o lado mais dolorido e devastador do câncer é mostrado. Por isso, resolvemos fazer esse ensaio fotográfico para registrar que todos podem aproveitar o carnaval, até mesmo quando se está em tratamento de uma doença, de acordo com o estado de saúde de cada paciente. Nossa proposta é que elas não se sentiam excluídas do que está acontecendo enquanto estão lutando para vencer o câncer. Esse momento ficará registrado nas fotos e na memória de todos nós. Tenho certeza que a alegria ajudará na recuperação delas – diz, Sabrina Chagas, também autora do livro Como Estamos: O Desafio do Câncer de Mama, no qual relatou a história de um familiar que venceu o câncer.
Como surgiu a idéia?
– Juntamos um time de peso para levar a alegria do carnaval para essas mulheres que estão batalhando para vencer essa etapa difícil da vida. Também queremos elevar a autoestima delas, e com o ensaio inspirar e contagiar pacientes por todo o Brasil pelas redes sociais, para que todos vejam que, sim, tem muita vida após o câncer – afirma, Day Sant’Anna, autora do Blog Viver Eu Quero, onde conta toda sua trajetória na luta contra o câncer.
Uma das participantes será a Rosana Rocha, de 45 anos. Ela descobriu o câncer de mama em exames de rotina.
– Nunca participei de um ensaio fotográfico. Não imaginaria que participaria em um momento como esse. Acredito que será descontraído e agradável. Estou na fase a fase vida após o câncer de voltar a vida ao normal – conta, Rosana.
O cenário será o jardim do histórico museu imperial, popularmente conhecido como Palácio Imperial, no centro histórico da cidade de Petrópolis.