Bebidas Açucaradas x Câncer

Há alguns dias recebemos dados muito interessantes sobre um novo estudo publicado na British Medical Journal sobre uma possível relação entre o consumo de bebidas açucaradas e o desenvolvimento de câncer.

Há algum tempo a ciência discute a influência dos carboidratos na vida da população, especialmente no que diz respeito a saúde e o desenvolvimento de doenças.

O estudo avaliou aproximadamente 100.000 participantes entre 2009 e 2017 com o objetivo de entender como o consumo de bebidas açucaradas (aquelas adoçadas com açúcar e sucos de frutas ) e bebidas adoçadas artificialmente podem influenciar positiva ou negativamente no risco de câncer.

Os resultados mostraram que um aumento de 100mL no consumo de bebidas açucaradas diariamente representou um aumento de incríveis 18% no risco de desenvolvimento de câncer em geral. Mais ainda, especificamente 22% quando falamos em câncer de mama. No caso de bebidas adoçadas artificialmente, não parece haver tanta relação entre o consumo e risco de câncer.

Ou seja, a interpretação desses números é simples e reforça aquilo que já vínhamos discutindo ao longo dos últimos anos: o consumo de bebidas açucaradas, amplamente presentes na nossa rotina de vida diária, podem representar um risco real de desenvolvimento de câncer. Dessa forma,  sua exclusão da dieta pode exercer um efeito preventivo.

É importante reforçarmos que a OMS recomenda um consumo máximo de açúcar na ordem de até 10% da ingestão total de calorias.

 

É muito importante adotarmos hábitos de vida cada vez mais saudáveis e procurarmos um acompanhamento profissional. Agora me digam: Quem aqui exagera um pouco nas bebidas açucaradas, hein? 

Deixe aqui seu comentário.