” Tive câncer de mama, minha filha também vai ter ?”
” Não tenho história de câncer na família, não preciso me preocupar então”
Essas e outras frases fazem parte da minha rotina.
Para a surpresa da maioria dos pacientes, em apenas 5-12% dos casos, os tumores tem relação com nossa genética(passado de pais para filhos). Quem tem alterações genéticas aumentam o risco de ter câncer de mama em mais de 80%!
🔸️Mas como saber se tenho alteração genética?
Não são todos que têm indicação de realizar exames para identificar essas questões.
Em geral, pacientes que consideramos de maior risco (história familiar muito farta em cânceres, pacientes que tiveram a doença muito jovens, quem teve homens com câncer de mama na família, etc) são encaminhados ao geneticista. Ele é o profissional que vai colher toda a sua história e junto aos seus exames, definir se deverão ser feitos os testes genéticos .
Caso os testes venham positivos, os parentes poderão ser rastreados e orientados de acordo com os resultados.
🔸️Mas se não é a história familiar o maior culpado pelo câncer de mama, então quem é ?
O câncer de mama possui fatores de risco não modificáveis e modificáveis. Os não modificáveis incluem o gênero, a idade, a densidade da mam, histórico familiar e pessoal. Já os fatores modificáveis (que são relacionados ao estilo de vida) são: reposição hormonal após a menopausa, amamentação, consumo de álcool, obesidade na pós-menopausa, sedentarismo, etc
Em geral, o câncer acontece por um somatório desses fatores. E não apenas por um deles, isoladamente.
A boa notícia é que a doença pode ser prevenida. Muitas das medidas preventivas são simples de serem adotadas e podem trazer benefícios amplos para a saúde, já que uma parcela dos casos pode ser evitada com a adoção de um estilo de vida saudável.
Mais uma vez vemos a importância dos hábitos de vida. Eles podem diminuir o risco da doença em até 30% dos casos(!). É 30% já é bastante coisa em se falando de evitar um câncer!
Sempre que tiver dúvidas, esclareça com seus médicos. Não guarde angústias que podem ser esclarecidas em apenas uma conversa. Dúvidas? Deixe aqui.