FDA Aprova Nova Droga para o Tratamento do Câncer de Mama

Com pandemia ou sem pandemia, a oncologia não pode parar. Aliás, esse tem sido um tema muito debatido: o medo que temos de que doenças como o câncer, tenham seus tratamentos atropelados pelo foco no Covid-19. Mas esse, é um assunto para um novo post.

Viemos falar hoje que o FDA acaba de aprovar uma nova e importante droga para o tratamento do câncer de mama her2+  com doença na mama irressecável (que não conseguimos operar devido ao seu grande tamanho) ou com metástase.

O nome dele é TUCATINIB (Tukysa), uma medicação oral, usada junto com o Trastuzumab (herceptin) e Capecitabina (Xeloda), em pacientes que já receberam outros tratamentos anteriormente.

O nome do estudo que trouxe mais uma esperança para esse grupo de pacientes se chama HER2CLIMB. Ele acompanhou 612 pacientes por 14 meses. 48% deles tinham metástases cerebrais. Como resultados, tivemos uma excelente resposta objetiva, aumento do tempo para progressão da doença e aumento da sobrevida com excelentes resultados.

Houve aumento de alguns efeitos colaterais, mas de qualquer forma, é uma nova opção de tratamento. Ainda NÃO TEMOS a droga no Brasil, mas acreditamos em sua chegada com relativa brevidade.  Sempre que temos um novo tratamento, aumenta nossa certeza de estarmos seguindo no caminho certo. Devagar e sempre!

Para leram o estudo completo, acessem -> https://bit.ly/novotratamentoher2