ASCO20 Virtual: Medicina Integrativa e a Importância de sua Abordagem na Oncologia

A ASCO vai começar! De 29 a 31 de maio acontecerá o maior congresso de Oncologia Clínica do Mundo! E será ONLINE 😱.

Dessa vez totalmente diferente, é verdade, mas sempre com a certeza de muito aprendizado e novidades. Como faço todo ano, estarei discutindo aqui os estudos de maior relevância para vocês. 💪🏼

Como sou ansiosa 😜, já trago em primeira mão um resumo que me chamou a atenção:

Todos sabem que tenho formação em Medicina Integrativa, além da Oncologia. 💞 E cada vez mais, ela está presente em nossa prática diária. Sabemos que até 87% dos pacientes com câncer usam práticas complementares ou integrativas.

Quando perguntados sobre a frequência com que indicam essas práticas, viu-se que 80% dos profissionais de saúde de um hospital oncológico dos EUA, indica massagem e 55% práticas com respiração. E a maioria dos entrevistados, gostariam de receber mais informações sobre o tema. 😊

Foram listadas as práticas conhecidas e recomendadas e como conclusão, foi constatado que há necessidade de uma educação continuada da equipe sobre o tema. Já que a maioria dos pacientes fazem uso das práticas, os profissionais de saúde devem saber indicar a abordagem correta de acordo com a demanda de cada paciente. Mais ainda, saber que algumas delas podem interferir com o tratamento.

Cada vez mais o assunto cresce nos grandes eventos. Quem não estiver atendo a essas mudanças, não estará pronto para atender integralmente seu paciente!

Ref.: Husain, M.; Rogers, SC.; et al. Clinician perspectives of complementary and integrative medicine (CIM) at an
academic cancer center. Asco Meeting Library. 2020