10 Lições que aprendemos sobre comer bem

Não sou eu quem está falando!
No comecinho desse ano, o Jornal New York Times publicou uma matéria com as maiores descobertas feitas em 2021 sobre alimentação.
São 🔟 dicas para lembrarmos que nossos hábitos podem ser mais saudáveis no dia-a-dia, desde a ida no mercado até a preparação das refeições na cozinha. 🥗
1⃣ OLHE PARA OS PADRÕES DE SUA DIETA AO INVÉS DE APELIDAR ALIMENTOS COMO “VILÕES”/”MOCINHOS”
Em outubro de 2021, a Associação Americana do Coração divulgou novas diretrizes para melhorar a saúde (e o coração) de americanos de todas as idades, que vivem sob quaisquer circunstâncias. ❤
Ao contrário do que se imagina, não havia uma lista de alimentos proibidos. O foco foi tornar a alimentação saudável, de acordo com o contexto social, étnico, cultural e as preferências individuais.
Por exemplo, ao invés de proibir macarrão (por ser um carboidrato refinado) para alguém que AMA macarrão, talvez seja mais interessante seu uso em pequenas porções como uma “entradinha” numa alimentação mais balanceada.🍝
2⃣ A ALIMENTAÇÃO PODE AFETAR NOSSA SAÚDE MENTAL. 🧠
Num mundo “pandêmico” estressante, com altos índices de depressão e crises de ansiedade, notamos um aumento do consumo de comidas “afetivas” (sorvete, hambúrguer, pizza, etc). 🍦
Porém, estudos numa área inovadora chamada “psiquiatria nutricional”, que pesquisa a relação entre a dieta e a saúde mental, sugerem que dietas ricas em açúcar e em gordura (apesar de gostosos(?) e acolhedores) são as menos propensas a beneficiar nossa mente.
Comidas integrais, como vegetais, frutas, peixe, ovos, nozes, sementes e comidas fermentadas (como iogurtes) são melhores escolhas. 🐟
Esse é um foco novo. Hoje sabemos que os alimentos interferem na saúde física e mental!
3⃣ CAFÉ FAZ BEM! ☕
Que todos nós amamos (eu amo com gelo!) todos sabemos, mas seu real benefício sempre foi questionado. Mas as novas evidências são animadoras!
Seu consumo tem sido associado a todos (?) os tipos de doenças, como a Doença de Parkinson, doenças cardiológicas, diabetes tipo 2, depressão, câncer de próstata, etc.
4⃣ NOSSO MICROBIOMA É MOLDADO PELO QUE COMEMOS
Cientistas (e nós também) sabem que os trilhões de bactérias e microorganismos que vivem em nosso intestino (microbioma) têm um papel importante em nossa saúde.
Em 2021, um grande estudo internacional, comprovou que o microbioma é diretamente relacionado com o que comemos. Assim, uma dieta rica em ingredientes integrais, auxiliam no crescimento de “boas” bactérias.
Dietas ricas em açúcar, comidas processadas, com aditivos, embutidos e sal, promovem o efeito contrário, estimulando o crescimento de bactérias que pioram a saúde cardiovascular e a metabolismo geral.
5⃣ COMIDAS MUITO PROCESSADAS VICIAM!
Batata frita, sorvete, pizza e outras comidas que não são saudáveis (estão associadas a obesidade, diabetes e doenças cardíacas) são muito consumidas! Afinal, são baratas e extremamente divulgadas pela indústria. 🌭 Além de nocivos, estudos recentes sugerem que esses alimentos sejam viciantes.
6⃣ ÁGUA COM GÁS NÃO É IGUAL A ÁGUA SEM GÁS 💧
Sim, água gaseificada sem açúcar é uma escolha melhor do que sucos ou refrigerantes, mas não deve ser nossa única fonte de água.
A água com gás pode ser erosiva aos nossos dentes (!) e também causa gases.
7⃣ VOCÊ NÃO PRECISA DE OITO COPOS DE ÁGUA POR DIA
Esse cálculo não é o mesmo para todos e deve ser feito de forma individualizada, pois varia de acordo com a temperatura, idade, etc. Indivíduos idosos tem uma percepção diminuída da sede, portanto, devem ser mais estimulados a beber água.
8⃣ FERMENTADOS PODEM MELHORAR A SAÚDE
Iogurtes e kombucha, podem alterar a composição de nosso microbioma e diminuir o nível de inflamação de nosso corpo.
9⃣ EXISTE UM PLANO ALIMENTAR QUE PODE EVITAR AZIA
O refluxo é uma queixa comum entre os americanos, piorou ainda mais com o estresse e o aumento da obesidade causados pela pandemia. Um estudo recente mostrou que pessoas que praticam atividade física, adotam uma dieta mediterrânea, ingerem mais frutas, vegetais, peixes, aves e grãos são menos propensas a esses desconfortos. 🍎
🔟 FRUTAS E VEGETAIS PODEM IMPULSIONAR O SEU CÉREBRO 🥗
Uma pesquisa publicada em julho de 2021, mostrou que os flavanóides (os compostos químicos que dão cores aos vegetais), podem ajudar a conter o esquecimento e a confusão mental moderada que acontece com os idosos. São alimentos que devem ser consumidos para a saúde do cérebro.
Qual das dicas você mais gostou? 🤔 Deixe aqui nos comentários!
Compartilha esse post, vamos melhorar a saúde de todo mundo! 😉