Quem teve câncer pode doar sangue?
Cada país segue orientações das suas agências regulatórias.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde determinam que neoplasias malignas (câncer) são impeditivos para doação.
Atenção
O ato de doação de sangue deve ser seguro, não podendo causar nenhum dano ao doador ou ao receptor.
Para pacientes em tratamento:
todo doador deve estar em boas condições de saúde no momento da doação Por isso, não é interessante submeter o paciente que está sendo submetido à quimioterapia, radioterapia e semelhantes – tratamentos que já possuem efeitos colaterais – à retirada de sangue para doação.
Além disso:
como essas substâncias circulam pelo corpo do paciente, ao fazer a doação elas estariam no sangue doado. Caso a pessoa que receberá o sangue tenha contato com elas, poderá ter a sua segurança prejudicada.
E quem já teve câncer?
Algumas análises recentes demonstram que seria seguro aceitar doadores que finalizaram o tratamento oncológico há, no mínimo, cinco anos.
Mas ainda é preciso realizar mais estudos para esclarecer algumas questões pendentes: não existe comprovação de que um paciente que recebeu a transfusão de sangue pudesse desenvolver um câncer, mas se considera que isso possa acontecer.
Então, atualmente, as orientações são que ex – pacientes de neoplasias malignas não sejam doadores.
Exceção:
dois tipos de tumores podem ser avaliados quanto à doação, após o término da terapia: carcinoma basocelular de pele e carcinoma de cérvix de colo de útero
Vale lembrar: o que é preciso para doar sangue?
– Ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos. Menores de 18 precisam da autorização de um responsável);
– Pesar mais de 50kgs;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar alimentado;
– Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas;
– Apresentar documento oficial com foto;
Fazer o bem traz efeitos positivos para o corpo e a mente.
Curtiu?
Dúvidas? Deixe aqui!
Salve o post, daqui a pouco uma dúvida vai bater!
Tenho CERTEZA de que podemos ajudar MUITA gente, compartilhe!