Nós sabemos dos benefícios da atividade física do ponto de vista cardiovascular, do combate a obesidade, da melhora da saúde óssea e muscular e da melhora da auto-estima. No entanto, na ASCO de 2018, foi comprovado o benefício da atividade física na prevenção de câncer em indivíduos saudáveis. Nesse estudo com 49 mil homens e mulheres houve diminuição de câncer de Pulmão em média em 80%, nas pessoas que faziam atividade física com alta atividade cardiorrespiratória. Esse mesmo grupo de pessoas, também desenvolveu 60% menos câncer de intestino. Portanto, esse estudo comprova a importância das atividades físicas feitas em alto-nível, para que não apareça câncer de pulmão e câncer de intestino. Assim vemos, que a orientação não deve ser apenas individual, como até em nível de saúde pública para a prática de exercícios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diabetes e câncer de mama: a diabetes leva a um aumento da glicemia, da insulina e dos fatores de crescimento da insulina. Esses fatores de insulina parecem ser promotores de câncer. Um estudo da ASCO comprovou através de mais de 18 estudos com mais de 28 mil pacientes, que mulheres com diabetes tipo 2 têm 13% mais chance de desenvolverem câncer de mama. Não ficou muito claro se esse risco maior também se deveu a obesidade, já que obesidade claramente é um fator de risco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tabagismo: um dos trabalhos mais importantes da ASCO2018 mostrou como podemps evitar a mortalidade por câncer de pulmão. O estudo mostrou o impacto do aumento dos impostos do cigarro, em diminuir a mortalidade por câncer de pulmão. Em 20 anos de estudo em um estado americano houve aumento do valor dos impostos de 2,29 dólares para 5,41, com isso observou-se uma redução importante no número de consumo de cigarro e com isso uma significante redução da mortalidade por câncer de pulmão e também de uma forma geral. Políticas públicas de qualidade podem influenciar de forma direta a saúde da população em geral.
Entre os americanos apenas 30% sabem da relação do alcool com o câncer. Desses, só 38% limita o consumo por saber do risco. O álcool está associado ao aparecimento de pelo menos sete tipos de cânceres diferentes, sendo os principais, os de cabeça e pescoço e tumores de trato gastrointestinal. Portanto, controlar a ingestão de bebidas alcoólicas é muito importante.
O que é considerado um consumo pesado de alcool pela ASCO?
Para os homens, mais de 15 drinks por semana ou mais de 5 drinks em 2 horas. Para mulheres, mais de 8 drinques por semana ou mais de 4 em 2 horas.
Nas mulheres, o alcool além de aumentar a quantidade de substâncias carcinogênicas, também aumenta o nível de estrogênios (os hormônios femininos) e por consequência aumenta o risco de câncer de mama também. Então, sabemos que devemos sempre perguntar e quantificar o consumo de alcool pelos nossos pacientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
SOL: Na mesma pesquisa acima, constatou-se que 66% desses americanos sabem da relação do câncer com a exposição ao sol.
O melanoma é a segunda causa mais comum de câncer em pessoas entre 20-29 anos nos EUA, com previsão de 90mil novos casos em 2018. Lembrando que o melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo que existe e que em 93% dos casos é causado pela exposição ao sol! Nos choca o fato de 50% das crianças e adolescentes apresentarem ao menos 1 queimadura solar ao ano e apenas 10% dos estudantes do ensino superior usarem protetor solar! Esses percentuais se traduzem automaticamente num maior índice de câncer de pele. Além disso, é fundamental evitar sessões de bronzeamento artificial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Usar protetor solar, diminuir a ingestão de álcool, parar de fumar, praticar exercicios e ter hábitos alimentares saudáveis são formas de se prevenir o câncer! O governo precisa se movimentar nesse sentido e nós temos qie fazer a nossa parte, individualmente, todo dia!
Tem dúvidas? Deixe sua pergunta aqui. Você pode estar ajudando alguém!