O diagnóstico já assusta, a caminhada traz angústias e TUDO que pudermos fazer para trazer segurança e clareza para vocês, nós faremos! 💪🏽
Outro dia, numa das enquetes que fiz nos #stories falaram sobre neoadjuvância. Eis aqui um post inteirinho sobre o tema. 😍
Aceito idéias para os próximos! Mas já adianto: tem coisa boa vindo por aí! 👏🏽
Vocês sugerem, eu faço! Simples assim!😉
Vamos lá!
📌QUIMIOTERAPIA ANTES:
A quimioterapia realizada antes da cirurgia é chamada de NEOADJUVANTE.
E sempre que possível, optamos por fazê-la. Dessa forma iniciamos um tratamento direcionado não só para a mama, mas para todas as possíveis células tumorais que eventualmente existam no nosso corpo.
📌MAIS BENEFÍCIOS DA NEOADJUVÂNCIA:
Além disso, quando fazemos o tratamento antes de operar, podemos avaliar a resposta que temos aos remédios a cada consulta, já que sempre examinamos a mama. Ou se o tumor já for pequeno, teremos esse controle nos exames de imagem.
Da mesma forma, é cirurgicamente mais fácil operar uma lesão que tenha diminuído com o tratamento do que operar num maior tamanho. Esteticamente, seguimos o mesmo raciocínio.
📌ENTÃO POR QUE NÃO FAZER A NEOADJUVÂNCIA SEMPRE?
Só faremos quimioterapia antes de operar, se tivermos a certeza de que a paciente tem indicação de quimioterapia de qualquer forma. Seja antes ou depois da cirurgia.
Se tivermos alguma dúvida em relação a isso, optaremos por avaliar o laudo da cirurgia da mama, para melhor definição do tratamento.
📌E SE O TUMOR SUMIR, AINDA VOU OPERAR?
Sim, mesmo que não consigamos palpar o tumor e mais ainda, mesmo que no exame de imagem da mama (mamografia, ressonância, etc) ele não seja visto, ainda assim, a cirurgia será feita.
Nada analisa a lesão tão bem quanto o microscópio do patologista. Só o laudo (histopatológico) dado após a cirurgia “diz” exatamente algumas características do tumor.
📌ALGO MUDOU AO LONGO DO TEMPO?
Sim!
No começo, a neoadjuvância era indicada para quem tinha tumores muito grandes. Hoje, usamos com maior frequência pelos motivos já citados, e principalmente nas mulheres com tumores triplo negativos e her2 positivos (tenho posts sobre o tema nos DESTAQUES).
Estamos caminhando para tratamentos cada vez menos invasivos, não duvido chegarmos num dia, onde a cirurgia não será necessária.
📌“PREFIRO TIRAR LOGO O CÂNCER”
É bastante comum as pacientes terem a sensação de que, operando primeiro, se “livram” logo do tumor.
Reforço aqui que, todos os tratamentos que sugerimos aos pacientes, são definidos a partir de MUITOS trabalhos científicos.
Sabemos há tempos, que fazer a quimioterapia antes de operar não só é seguro, mas pode trazer os benefícios já citados.
📌MAIS UMA VEZ:
Lembrem que cada paciente é única/o. Possuem mamas, histórias e doenças diferentes.
NÃO SE COMPAREM!
Qualquer dúvida, vale sempre esclarecer com seus médicos. Eles são as pessoas que conhecem de perto toda a trajetória de cada paciente.