Biópsia Líquida para Detecção Precoce do Câncer

Já podemos detectar o câncer até 4 anos antes dele “aparecer”?

Vamos por partes….

Há 1 semana, a Revista Nature publicou um importante estudo cuja detecção do câncer ocorreu em 95% dos pacientes que foram diagnosticados com a doença, 1 a 4 anos depois de fazer o exame, mas ainda não tinham sintomas na época da coleta. O teste, realizado no sangue, é chamado “PanSeer” e foi capaz de dar o diagnóstico antes dos exames convencionais. Sem dúvida uma grande notícia, mas é importante saber que:

📌São 5 os tipos de câncer descobertos: colorretal (intestino), estômago, esôfago e fígado;
📌Provavelmente as células tumorais encontradas são do câncer em estágios iniciais, e não uma descoberta antes da doença existir;
📌Não sabemos se tratar um paciente nesse momento, e não quando os exames convencionais conseguem “ver”, realmente traria benefício ou apenas efeitos colaterais e maior custo;
📌Como iremos avaliar se a doença estaria respondendo ao tratamento, se não temos exames de imagem capazes de “ver” a doença?

É um estudo promissor! Mas ainda precisamos de mais dados para o teste poder ser disponibilizado. A oncologia caminha à passos largos e cada dia avançamos lindamente nos cuidados com nossos pacientes. Estamos juntos nessa luta!

📃Xingdong Chen et al., Non-invasive early detecton of cancer four years before conventional diagnosis using a blood test. Nature Communications. 2020.